Mutirão de limpeza na favela Indiana conta com ajuda de jovens acadêmicos

Mutirão de limpeza
Crédito: Divulgação

Hoje, dia 25 de novembro, foi realizado um mutirão de limpeza na favela Indiana, localizada na Tijuca. A ação que aconteceu na parte da manhã envolveu a Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca (CMCIT), o Movimento de lutas nos bairros, vilas e favelas e estudantes acadêmicos.

Mutirão de limpeza
Crédito: Divulgação

A ação teve início em novembro de 2020 e deve acontecer anualmente no mesmo mês. O objetivo foi recolher o lixo acumulado que impede que o fluxo da água da chuva desague no Rio Maracanã.

O lixo descartado em lugar incorreto, afeta a vida de moradores, mas também afeta o meio ambiente. Marcello Deodoro da Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca, falou sobre a importância da ação. “A ação mostra que na ausência do poder público, podemos fazer a diferença. Esperamos que as pessoas mantenham o local limpo, evitando problemas para suas casas”.

Saiba mais sobre o mutirão de limpeza

A missão do CMCIT de eliminar o lixo descartado em local inapropriado está na segunda edição, e também contou com o apoio de Ana Marcia Rodrigues e dos estudantes da Universidade Fluminense.

Os alunos são jovens que não moram em favela e já mostraram que se importam com a população que não pode contar com o poder público. A limpeza ocorreu entre o estacionamento e a avenida do canal.

Segundo Marcelo, “a atitude desses universitários traz esperança, pois mostra na prática que se os moradores se unirem, são capazes de mudar a realidade do próprio território”.

Evitar que o lixo seja descartado em local inapropriado, traz benefícios para o território, para as pessoas que vivem nele e para a sociedade.

Confira os principais impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do lixo

  • Contaminação do solo pelo chorume, líquido escuro e nesse caso tóxico proveniente da decomposição da matéria orgânica;
  • Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo;
  • Mau cheiro;
  • Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças;
  • Emissão de gases do efeito estufa, responsáveis pela intensificação do aquecimento global;
  • Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.

Confira abaixo imagens do mutirão.

Você já leu a matéria sobre o dicionário de expressões (anti) racistas lançado na Bahia? Clique aqui para conferir.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas