Mulher × Mulher no dia 8 de março

Parabéns para todas as mulheres pelo dia de hoje, mas vamos refletir sobre essa data, que foi criada por conta da união de 130 mulheres que no final do séc XIX, paralisaram seus serviços na fábrica de tecidos, que ficava em Nova York, entraram em greve para exigir melhores condições de trabalho, fim do trabalho infantil e lutando por igualdade dentro da empresa. Segundo uma das versões, essas, pois essas mulheres de 13 a 24 anos, estavam trancadas dentro da fábrica quando um terrível incêndio começou. Como o local era propício, por ter muitos restos de tecidos espalhados no chão e muitos outros materiais inflamáveis, o fogo se alastrou rapidamente, matando todas as operárias carbonizadas.
Essa tragédia motivou a criação da data que comemoramos hoje e que o capitalismo a transformou, assim como tantas outras datas simbólicas, em uma data comercial. Por isso devemos refletir muito sobre o dia oito de março, pois, criada por causa de uma tragédia em que mulheres morreram carbonizadas lutando por nossos direitos e que até hoje, séc XXI não foram todos conquistados totalmente.
Você, mulher, quando for criticar, julgar, condenar, ofender com xingamentos a outra mulher para defender o macho que está ao seu lado ou porque não tem a coragem de assumir uma vida livre como a outra, sem dar satisfação a ninguém e muito menos, se importando com a opiniões alheias. Reflita sobre esse dia, quando for questionar aquela mulher igual a você, os motivos dela ter sido espancada pelo marido, namorado ou o carinha que ela acabou de conhecer. Faça uma análise bem reflexiva sobre a data, lembrando que ela foi criada por conta da união de mulheres que morreram carbonizadas, lutando por igualdade e não por quererem ser iguais aos homens.

Artigo anteriorAs melhores na avenida
Próximo artigoCarnaval fora de época: agito garantido no Bairro da Paz
Carla Regina
Sou estudante do último período da faculdade de Jornalismo, gosto muito de ler e de escrever. Me acho simpática, pelo menos é o que me dizem as pessoas quando me conhecem, mas creio que eu seja sim, pois adoro fazer novas amizades e conservar as antigas. Comunicativa, dinâmica e muito observadora, um tanto polêmica. Gosto muito de trabalhar em equipe, mas, dependendo da situação, a minha companhia para trabalhar também é ótima. Pois, na minha opinião, a solidão aguça a criatividade, fazendo com que a mente e os pensamentos fluam um pouco melhor. Comecei a trabalhar muito nova, ainda quando criança e já fiz muita coisa na vida, mas meu sonho sempre foi ser Jornalista e Historiadora, cheguei a ter muitas dúvidas de qual faculdade cursar primeiro, já que para mim as duas carreiras são maravilhosas. Então, resolvi entrar primeiro para o Jornalismo e no decorrer do curso percebi que cursar a faculdade de História não era só uma paixão, mas também uma necessidade para linha de jornalismo que que pretendo seguir. Como sou muito observadora e curiosa, as duas profissões têm muito a ver com minha pessoa. Amo escrever e de saber como tudo no mundo começou, até porque. tudo e todos tem um passado, tem uma história para ser contada.