Mudanças no comércio em tempo de crise da pandemia

Rua comercial no centro de Recife. Crédito: Reprodução

O avanço da pandemia do novo coronavírus causou prejuízos inesperado em vários setores da sociedade. O setor econômico que já enfrentava problemas, sofreu e sofre os impactos com o fechamento do comercio e todas as medidas restritivas adotadas.

A crise econômica atingiu empresas de todos os portes e segmentos, mas sem dúvidas empresas de pequeno e médio porte, prestadores de serviços autônomo, comércio de bairro, sentiram de maneira mais potente as consequências do impacto socioeconômico. Algumas empresas infelizmente não conseguiram suportar o choque e demitiram funcionários ou até mesmo param de funcionar e fecharam literalmente as portas.

O caminho que outras empresas estão encontrando para não serem engolidos pelo fantasma do fechamento ou falência foi adaptar o negócio a essa nova realidade. E que nova realidade é essa? Distanciamento social.

As empresas estabeleceram protocolos rigorosos de biossegurança, tornaram seu negócio mais digital, utilizando as redes sociais como vitrine principal de seus produtos ou serviços, e criando um canal de comunicação direto com seu cliente. Procuraram meios de facilitar que o seu produto chegue de maneira satisfatória até o cliente seja por serviços de delivery, retirada rápida ou atendimento em domicilio.

Diversas campanhas estimulam o consumo de pequenos negócios. Compre do pequeno, seja barrista, compre, consuma, utilize os serviços de pessoas a sua volta. Principalmente em territórios periféricos onde a maioria dos negócios e comércios foram criados e impulsionados pela necessidade. Para suprir as lacunas governamentais estabelecidas pela falta de políticas públicas que gerem oportunidades vida digna para todos.

“Estimular o comércio local não se trata apenas de negócios mas principalmente de relacionamento social colaborativo”, Renato Calife, publicitário e Idealizador da revista Radar Local, uma multiplataforma de mídia que conecta consumidores e comerciantes através de anúncios de qualidade e baixo investimento com o objetivo de fortalecer e potencializar o comercio local.