MPRJ lança projeto “Conversando sobre a Lei Maria da Penha nas Escolas”

Cartilha Violencia Domestica

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar, e a Secretaria de Estado de Educação promoverão, durante todo o segundo semestre de 2015, palestras de conscientização sobre combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, para alunos do Ensino Médio e servidores. O projeto “Conversando sobre a Lei Maria da Penha nas Escolas” será realizado em colégios localizados em bairros com maiores índices de violência contra a mulher, com base no Dossiê Mulher 2015. De acordo com o documento elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), as localidades são: Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Realengo, Taquara e Centro.

Para a promotora de Justiça Lúcia Iloízio Barros Bastos, a iniciativa busca promover a reflexão quanto ao papel da mulher na sociedade, bem como orientar os jovens sobre os fundamentos da Lei.

“O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher faz-se necessário para a efetiva igualdade entre homens e mulheres em nossa sociedade. A luta contra a discriminação em relação à mulher é mundial. A nossa proposta é trabalhar de forma preventiva, orientando os jovens quanto à Lei Maria da Penha, bem como os educadores sobre como a escola pode ajudar as mulheres em situação de violência”, explicou Lúcia Iloízio.

A coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Seeduc, Célia Virmond, destaca que essa parceria com o Ministério Público reforça o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria.

“Desde 2012, a Seeduc desenvolve o projeto ‘Mulher que faz a diferença’. O objetivo é valorizar a mulher, combater a intolerância e promover ações preventivas em relação à violência doméstica e sexual através de palestras e discussões no espaço escolar. O trabalho em conjunto com o MP fortalece o trabalho em rede para a conscientização dos alunos”, ressaltou.

A ação acontecerá durante todo o dia. No período da manhã, a promotora de Justiça conversará com a equipe pedagógica da escola e, no turno da tarde, ministrará palestra para os alunos. Durante a ação serão distribuídos cartazes e cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, os direitos da mulher e os locais de atendimento em caso de violência doméstica.

Programação:

Agosto
12/08 – CIEP 303 Ayrton Senna da Silva
19/08 – CE Professor Fernando Antônio Raja Gabaglia
26/08 – CE Dr. Albert Sabin

Setembro
09/09 – CE Barão do Rio Branco
16/09 – CIEP 305 Heitor dos Prazeres
21/09 – CE Leopoldina da Silveira
30/09 – CE Bangu

Outubro
14/10 – CIEP 382 Aspirante Francisco Mega
21/10 – CE Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon

Novembro
04/11 – CE Brigadeiro Schorcht
11/11 – CE Profª Maria Terezinha de Carvalho Machado
16/11 – CE Julia Kubitscheck
24/11 – CE Souza Aguiar