MPF – Brasil na Cúpula dos Povos da Rio + 20. Educação de qualidade e ensino de tempo integral.

Foi com esta bandeira que as favelas deram o seu recado. Ao lado de várias parcerias entre elas: CSP CONLUTAS, OAB, CAGEL DA UERJ, FAFERJ, NEPP DE ROCHA MIRANDA, LIDERANÇAS DA MANGUEIRA, FAVELA DO DENDÊ, FAVELA DO JACAREZINHO QUILOMBO RAÇA E CLASSE, FAM-RIO, AMIGOS DO MPFBRASIL, FÁBIO CAMPELLO, FÁBIO PEQUENO, KELLY DA FAVELA DA COROA, FAVELA DE ACARI, FERA DE ACARI E SUA ACADEMIA…

A proposta do movimento é fincar esta bandeira em todas as favelas do Rio de Janeiro, o ponta pé inicial aconteceu em várias tendas na Cúpula dos povos na Rio+20. Educação de Qualidade e Ensino de Tempo Integral. Leonel Brizola em lado de Darci Ribeiro criou os CIEPs – Centro Integrado de Educação Pública. Veio outra gestão e acabou com o sonho de milhões de jovens e adolescentes sucateando-os. Há quem diga que os jovens delinqüentes de hoje, são os órfãos dos CIEPs de ontem. Exagero ou não, a verdade é que nós favelados precisamos deste retorno. Não haverá desenvolvimento e nem cidadania nas favelas se não houver uma educação de qualidade. As discussões hoje passam por biodiversidade, biotecnologia num mundo completamente globalizado e digital. As favelas estão longe de alcançar posição privilegiada como acontece com a classe média e sua elite dominante. A sua história de exclusão parece não ter fim. Definitivamente, favela não é lugar para ser humano morar. Vejamos: dos porões dos Tumbeiros para as senzalas a seguir, as favelas.

O movimento popular construiu sua tese, esta foi distribuída durante os eventos em todas as tendas. As apresentações do movimento chamaram tanto a atenção do público que  acabou lotando todos os espaços.

-O legado de Brizola está garantido disse o vereador Leonel Brizola Neto. Para provar isto citou o tombamento de todos os CIEPs do Município do Rio de Janeiro, projeto de sua autoria.

No final do evento as lideranças demonstraram esperanças e se sentiram aliviadas após a fala do vereador.

No encerramento não deixei passar despercebido o meu momento de cantor e mandei: – lá, lá, lá, lá, lá Brizola… Todos cantaram juntos.

Rumba Gabriel