Morador da Providência pede apoio na construção de biblioteca comunitária

Flávio Ribeiro, morador da Providência, na construção da biblioteca comunitária na favela - Arquivo Pessoal

Cria do Morro da Providência, área central da cidade do Rio de Janeiro, Flávio Ribeiro, professor de capoeira há mais de 20 anos no local, está empenhado na construção de uma biblioteca comunitária na favela. Segundo o capoeirista, sempre foi seu sonho fazer uma biblioteca no morro, pois assim como os livros mudaram sua vida, eles podem mudar a vida de outras pessoas. A biblioteca faz parte do projeto “Mãos à Obra”, de que Flávio é vice-presidente, e será construída no Centro de Treinamento em que ele dá aula.

A entrada de Flávio no “Mãos à Obra” aconteceu em 2009, após conhecer Nivalda Aguiar, presidenta do projeto. Na época, Flávio tinha recém-saído do tráfico de drogas e estava há 16 anos sem estudar.

“Depois que entrei no projeto eu voltei a estudar e ganhei um prêmio na Academia Brasileira de Letras por um redação que fiz no colégio. Depois fiquei em segundo lugar no prêmio Oi Casagrande pela produção de um filme sobre a capoeira inclusiva, em seguida completei meu ensino médio, com louvor, ganhando dois prêmios de matemática e hoje eu estou no 5º período do curso de direito. Então acho que sou um exemplo de como a leitura e o estudo transformam, porque se eu não tivesse voltado a estudar, talvez nem estivesse aqui”, conta Flávio.

Sem apoio externo para tocar a construção da biblioteca, Flávio pede que as pessoas o ajudem com doações de materiais de obra em geral e de pintura de parede e madeira. Para colaborar basta entrar em contato com ele pelo número: (21) 99481-9042. Abaixo o vídeo de Flávio na obra da biblioteca.