Marketing digital a serviço das favelas

CUFA Impulsione com Facebook edição Recife - Foto: Junior Silva/ ANF

Central Única das Favelas (CUFA) e Facebook desenvolvem projeto itinerante de capacitação dos microempreendedores das favelas brasileiras.

O Projeto Cufa Impulsione com Facebook é uma iniciativa que busca promover e desenvolver a utilização das mídias sociais em favor dos/as moradores/as de favelas e periferias do Brasil afim de auxiliar no marketing digital das microempresas periféricas. Criada em 2019, a iniciativa abre o ano de 2020 com o intuito de atingir outros estados brasileiros e fortalecer o protagonismo de microempreendedoras e microempreendedores faveladas/os, que por sua vez são tão invisibilizados pelas grandes empresas mundo afora.

Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) recebe microempreendedores das favelas de Recife – Foto: Junior Silva/ ANF

As favelas comportam todos os tipos de negócios e necessitam cada vez mais buscar o fortalecimento de seus pares oportunizando seu desenvolvimento sem ter de recorrer às grandes empresas. Moradores das favelas são empreendedores por essência, em que produzem dos mais diversos serviços, fazendo o capital circular dentro do próprio território e favorecendo o seu desenvolvimento e sustentabilidade. Segundo dados da pesquisa “Economia das Favelas – Renda e consumo nas Favelas Brasileiras”, desenvolvida pelos Institutos Data Favela e Locomotiva e encomendada pela Comunidade Door, 89% dos/as moradores/as de favelas estão em capitais e regiões metropolitanas. A pesquisa mostrou também que as favelas concentram uma proporção maior de negros do que a média brasileira, em que 67% dos/as moradores/as de favelas são negros/as.

Anna Karla, coordenadora da CUFA em Pernambuco – Foto: Junior Silva/ ANF

Visando a autonomia e autossustentabilidade econômica da população residente das favelas, a formação realizada pela parceria entre CUFA e Facebook tem como público-alvo as/os moradoras/es das favelas, que buscam abrir seu próprio negócio e os que já possuem sua microempresa e procuram utilizar as redes sociais para uso comercial e divulgação, afim de atingir maior alcance. Os dados da pesquisa sobre a Economia da Favelas também revelaram que elas movimentam R$ 120 bilhões por ano, o que representa um volume maior do que 20 das 27 unidades federativas do Brasil.

As palestras têm o intuito de apresentar formas de divulgar as microempresas e negócios por meio das redes sociais Facebook e Instagram. Os palestrantes foram Nínive Loriani, especialista de Treinamento Facebook e Instagram, Deilly Martins, especialista em Instagram e Tiago Costa, especialista em Facebook. As palestras foram ofertadas nos turnos da manhã e da tarde, objetivando alcançar uma média de 300 ouvintes em cada edição. Em 2019 o evento passou por Belém do Pará, Distrito Federal, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. A jornada 2020 iniciou em Recife, passando por Salvador e fechará a temporada no dia 8 de fevereiro chegando ao Rio de Janeiro.

CUFA Impulsione com Facebook edição Recife – Foto: Junior Silva/ ANF
Artistas do frevo fizeram apresentação cultural na abertura do CUFA Impulsione com Facebook Recife – Foto: Junior Silva/ ANF

Nínive Loriani conta que tanto ela quanto Tiago e Deilly já trabalhavam com o Facebook em parceria com outra organização, a UNAS , atuando em um laboratório fixo na favela de Heliópolis, onde treinavam empreendedores da região e nos dois primeiros anos começaram a atender pessoas de outras localidades, chegando a receber moradores do interior, até que em 2019 o projeto buscou atender outras favelas do Brasil, com a meta de atingir oito estados em um período de 6 meses. Ela afirma que a CUFA e o Facebook promoveram protagonismo para eles, pois também são moradores de favela e não imaginavam poder viajar pelo Brasil trocando experiências e disseminando seus conhecimentos.

Nínive Loriani, especialista de Treinamento Facebook e Instagram – Foto: Junior Silva/ ANF

“O bacana é que a gente sabe que está contribuindo com a economia das favelas e periferias passando nesses lugares, e que mesmo sendo apenas um dia de curso, possibilitamos um pouco de protagonismo e de conteúdos para que as pessoas utilizem essas ferramentas para divulgar desde a mulher que vende um bolo dentro de casa até o cara que já entenda das redes sociais. Fiquei muito feliz que em Recife foi possível observar todos os perfis, dos jovens que já entendiam de tecnologia até a senhorinha que estava iniciando seu contato com as redes sociais. Temos recebido feedbacks das pessoas que participaram da formação, dizendo que sua relação com os empreendedores e clientes obteve melhora, que as ferramentas e dicas estão funcionando, e que está sendo possível receber um retorno do investimento. Estamos vivendo um retrocesso total na política do nosso país, por isso é gratificante ver que estamos colaborando com o desenvolvimento e autonomia das favelas e periferias do Brasil”, afirma Nínive.