Maré será a próxima a ser ocupada no RJ

Depois da ocupação do Complexo de Manguinhos, a Maré vai ser o próximo alvo da Secretaria de Segurança do Rio. A região é importante por margear o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim, principal ponto de chegada de turistas para eventos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jornada Mundial da Juventude. “O processo de pacificação vai evoluindo e fica fácil saber quais vão ser os próximos passos. Mas não sou eu quem vai dizer isso”, desconversou o secretário de Segurança pública do Rio, José Mariano Beltrame. “Mas se vocês olharem o mapa vão ter muito claro para onde vamos”, disse.

Sobre o fato de a ocupação deste domingo ter deixado de fora a favela do Arará, considerada uma das mais perigosas da cidade, Beltrame disse que antes de invadir de qualquer jeito é preciso planejamento. “Para que as pessoas sintam de verdade a presença da polícia. Mas não podemos trabalhar com precipitação, para podermos atender a comunidade de forma mais completa e concreta”, afirmou.

Para Beltrame, não procedem as informações de que as últimas ações da polícia tenham sido direcionadas à principal facção criminosa do Rio. “O planejamento tem um rumo e não contempla a facção A ou B ou a milícia. Temos 42 comunidades, um roteiro planejado e a gente avança independentemente disso”, informou, dizendo que a polícia tem um plano pronto e que será cumprido.

Fonte: Terra