Maré ganha primeira Biblioteca Pública Comunitária do Estado do Rio de Janeiro

O espaço, ampliado e reequipado, conta agora com acervo infanto-juvenil, laboratório fotográfico e salas de leitura e multimídia. Acervo da Biblioteca Popular Lima Barreto, uma iniciativa da Redes da Maré, chega a 12 mil livros.

Aberta à comunidade desde 2005, a Biblioteca Popular Lima Barreto será reinaugurada, com uma série de novidades, no dia 14 de julho (quinta-feira). Além da ampliação da estrutura e equipamentos novos, o espaço ganha o status de primeira Biblioteca Pública Comunitária do Estado do Rio de Janeiro – sendo incorporada à rede oficial de bibliotecas públicas estaduais.

A parceria com a Secretaria Estadual de Cultura prevê ainda o treinamento dos profissionais – estagiários de Biblioteconomia da UFRJ e da UniRio – , que aprenderão a catalogar os livros dentro do sistema oficial, e acesso online ao acervo da biblioteca no site da secretaria. Ao lado desta conquista, a biblioteca Lima Barreto ainda foi selecionada pelo edital dos Pontos de Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, o que proporcionará a compra de novos equipamentos para melhorar a infra-estrutura oferecida à comunidade.

A incorporação de espaços multimídia, patrocinados pelo Canal Futura e Banco do Brasil em breve, é outra inovação que a biblioteca oferecerá aos usuários a partir de agora. A reabertura da biblioteca contou com o apoio de diferentes parceiros, que acreditaram no sonho de oferecer um espaço de produção de conhecimento aos moradores da Maré: Petrobras, Livraria Saraiva, Família Geraldo Jordão Pereira, Canal Futura, Banco do Brasil, Rotary Clube do Rio de Janeiro, Faculdades de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da UniRio e Secretarias Municipal e Estadual de Cultura, além de várias pessoas físicas.

Crianças e jovens terão espaço próprio

A partir de uma demanda da própria comunidade, foi construída a biblioteca infanto-juvenil – que conta hoje com quatro mil livros voltados especificamente para este público. “Nosso objetivo é valorizar o hábito da leitura desde cedo entre os moradores da Maré”, explica Eliana Silva, coordenadora-geral da Redes da Maré.

Ciclos de debates, conversas com autores e contações de histórias farão parte da programação permanente da biblioteca. “Queremos criar um espaço inteligente, onde as pessoas venham ler, estudar, debater, assistir a reportagens interessantes, acessar a internet, fazer cursos. Nosso objetivo é fazer da biblioteca um espaço dinâmico e criativo”, finaliza.

Serviço

Onde: Rua Sargento Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda

Quando: 14 de julho (quinta), das 9 às 12 horas

Programação:

9h30 – Abertura da Biblioteca Lima Barreto e conversa com parceiros 10h – Contação de Histórias – Biblioteca Infantil

10h30 – “Pé de Livro” com contação de histórias, grafite e plantação de sementes na praça do Valão

11h – Conversa com o autor – Augusto Pessôa