Marcha da Consciência Negra ocupa as ruas de Recife

Saída da marcha do Parque 13 de Maio. Foto: Bruno Vieira / ANF

“Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer.” Com a frase da escritora Conceição Evaristo, a Marcha da Consciência Negra ocupou hoje (20) as ruas do centro de Recife.

Segundo a Articulação Negra de Pernambuco (Anepe), participaram da manifestação cerca de mil pessoas. A Marcha da Consciência Negra – Contra o Racismo, o Genocídio e pelo Direito de Viver ocupou as ruas ocupou as ruas de Recife reivindicando melhorias de vida para a população negra.

A concentração se iniciou às 14 horas e às 16h30 deu início o cortejo até o Recife Antigo. Grupos negros da capital e da região metropolitana deram o recado por meio de faixas, placas e gritos de ordem

Uma das participantes da marcha, a educadora e articuladora social Jéssica Vanessa dos Santos (24), afirma a importância de haver manifestações como a de hoje. “Temos que nos colocar nas ruas para divulgar a questão da consciência negra. Importante o movimento negro estar articulado e poder dar visibilidade a diversos temas, como o genocídio da juventude negra, a valorização das mulheres negras e a luta LGBT, da qual também faço parte”, completa.

Confira as fotos da marcha. Créditos: Bruno Vieira / ANF.

Concentração no Parque 13 de Maio.
Rappers da Batalha da Escadaria na concentração
Afoxé Omo Nilê Ogunjá abrindo o cortejo
Ato em marcha pela Rua do Sol
Intervenção em frente à Igreja do Santíssimo Sacramento