Mantenha a saúde mental em meio à pandemia

Créditos: Reprodução da internet

Momentos como esse, que nos exigem uma grande preocupação com nós mesmos, com nossos próximos e até com pessoas que nem conhecemos, de países distantes, nos colocam uma grande pressão. É importante mantermos não somente a nossa saúde física, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o contágio do Covid-19, mas também cuidarmos da nossa saúde mental.

Pessoas psicoatípicas, que são aquelas que enfrentam problemas como ansiedade, depressão ou crise de pânico, podem ter sua situação agravada com a apreensão e isolamento social. Se você já faz terapia, uma alternativa para a continuidade dos encontros é a terapia através de chamadas de vídeo. Se ainda não, talvez seja uma boa hora para começar. O conselho de psicologia reviu a resolução que tratava do assunto e estendeu a licença de terapia online para o momento de pandemia, antes com restrições.

A Casinha, organização que oferece atendimentos de terapia para pessoas LGBT+, fez uma publicação nas redes sociais indicando serviços que essa parte da população pode encontrar mesmo com as atividades presenciais da Organização sendo interrompidas pelas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Algumas dicas para cuidar da saúde mental no isolamento social:

Filtre as notícias: É recomendável separar apenas um momento do dia para se atualizar para evitar sobrecarga. Apesar de ser fundamental nos mantermos informados para sabermos lidar com a situação, não faz bem passar o dia focando no assunto. Revese a TV e os portais de notícias com entretenimento que te relaxe, como séries, filmes ou novelas.

Também é bom não ler fake news: por muitas vezes são alarmismos e exageros ou amenizam a situação nos fazendo correr riscos, como a promessa de remédios milagrosos ou teorias da conspiração afirmando que não existe uma pandemia, logo não se deve tomar as medidas necessárias.

Procure por boas notícias: Apesar de o mundo estar passando por um momento de crise, a pandemia nos surpreendeu com a revelação de uma corrente de solidariedade ao próximo, de indivíduos comuns até grandes organizações. Veículos que têm o intuito de compartilhar apenas boas noticias como Razões Para Acreditar e Só Notícia Boa estão repletos de exemplos.

Mantenha o contato mesmo longe: Use as redes sociais a seu favor. O isolamento social pode ser amenizado com chamadas de vídeo com pessoas que estão longe. Manter o contato também ajuda a suavizar a preocupação com elas. Também é recomendado que não se façam reuniões religiosas presenciais para evitar ainda mais a disseminação da doença covid-19, então a internet pode ser uma oportunidade para manter os rituais e troca de força e esperança.

A pandemia causou um boom de aplicativos e plataformas online onde se pode fazer chamadas de vídeo gratuitamente, tanto para reuniões de homework quanto para conversas pessoais. Alguns exemplos são: Zoom, Facetime, Viber, Google Hangouts, Skype.

Créditos: Reprodução da internet.

Faça exercícios físicos: Para manter uma boa saúde mental é necessário também cuidar do corpo. Exercícios físicos liberam endorfina, uma substância química que estimula a sensação de bem-estar. Muitas pessoas estão fazendo quarentena, logo não fazem mais esforços físicos como andar fora de casa, acabam ficando a maior parte do tempo deitadas e sentadas. Isso pode afetar o seu corpo e mente. Você pode fazer os exercícios online, por aplicativos ou youtube.

Mantenha a casa limpa: Pode ser difícil encontrar forças para manter a limpeza da casa, mas é de extrema importância, pois um ambiente não agradável piora o seu estado de espírito. Fazer faxina também é uma boa distração. Manter a casa arejada e limpa também são recomendações, principalmente se você trabalha fora ou mora com pessoas que o façam e acabam que correndo o risco de levar para casa o vírus.

Ocupe sua mente: Tirar um tempo sem fazer nada para relaxar, meditar e imergir em seus pensamentos é bom. Mas passar o dia apenas pensando sobre um mesmo assunto pode te causar ansiedade. Procure atividades dentro de casa que te distraiam e te faça se sentir produtivo. Estabeleça uma rotina e metas a serem cumpridas. Pode ser a meta de chegar a tal nível em um jogo ou fazer um curso online. Leitura também é uma boa opção pois te leva para outros mundos sem precisar sair de casa. Diversos escritores estão liberando e-books gratuitos dos seus livros para os leitores. Essa é uma oportunidade também de voltar aos projetos que você começou mas por algum motivo abandonou como escrever um livro, pintar quadros, desenhar, etc.

Algumas publicações da ANF com cursos online gratuitos:

RJ: Faetec oferece 600 vagas em cursos profissionalizantes online

Dicas de cursos online gratuitos para dar um up no seu currículo

Estude idiomas gratuitamente na quarentena

 

Espalhe essas dicas e ajude a cuidar da saúde mental de alguém!