Mangueira e Viradouro são destaques no último dia de Grupo Especial

Foto: Wellington Melo/ANF

Vila Isabel também empolga torcida na Marquês de Sapucaí

Nesta segunda-feira (12) aconteceu o último dia dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. Viradouro e Mangueira foram destaques na noite. Vila Isabel também apresentou um belo desfile com uma reedição de enredo dos anos 90. Veja como cada escola desfilou na última noite.

Mocidade Independente de Padre Miguel

Mocidade Independente de Padre Miguel (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “Pede Caju que dou… Pé de caju que dá!”, a Mocidade Independente de Padre Miguel abriu os trabalhos no segundo dia de desfiles.

Na avenida, a escola de Padre Miguel falou sobre o Caju. “Cajuí or not cajuí, that is the question! Faremos dele carnaval!”, disse a agremiação na sinopse de seu enredo.

E teve bastante caju na avenida, para todos os gostos! A escola abusou do verde e do tema do enredo, levando a Sapucaí ao delírio e cantando o samba com vontade.

Portela

Parte do abre-alas da Portela (Foto: Wellington Melo/ANF)

A Portela mostrou a força da mulher negra no enredo do Carnaval deste ano, intitulado “Um defeito de Cor”. O enredo é baseado na obra do mesmo nome, da escritora Ana Maria Gonçalves.

Na avenida, destaque para o último carro da escola desfilou com mães que perderam seus filhos para a violência, causando comoção na Sapucaí. Uma das mães desta alegoria era Marinete Silva, mãe de Marielle Franco. A águia, símbolo da agremiação, veio neste carro. Diferente do que acontece normalmente, pois o animal sempre vem no abre-alas.

Vila Isabel

Carro da Vila Isabel lança bolhas de sabão para público na Sapucaí (Foto: Wellington Melo/ANF)

A Vila Isabel reeditou um enredo do ano de 1993, chamado “Gbalá: uma viagem ao Templo da Criação”. A escola azul e branco contou, utilizando a cultura Yorubá como base criativa, a história de salvação do mundo através das crianças, para que Oxalá possa ser curado dos males causados pelo homem.

Na avenida a escola surpreendeu e chamou a atenção do público, abusando das luzes em seu desfile, dando efeitos mágicos a apresentação. Destaque para um dos carros que jogava bolhas de sabão para as arquibancadas do Sambódromo.

Mangueira

Alcione foi a homenageada da Mangueira no Carnaval deste ano (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “A Negra Voz do Amanhã”, a Estação Primeira de Mangueira homenageou um de seus grandes nomes: Alcione. Na avenida, a verde e rosa contou a vida e a história da cantora com mais de 50 anos de carreira na música.

Destaque para a Comissão de Frente, que teve uma atriz que representou a cantora, além dos músicos, que ficavam em diagonal no alto do elemento alegórico da comissão.

Alcione participou do “esquenta” da escola, no primeiro recuo de bateria. Logo após ela desfilou no último carro alegórico. “Eu sou Alcione, a “negra voz do amanhã” e não sou uma qualquer”, disse a cantora no esquenta.

Paraíso do Tuiuti

Abre-alas da Paraíso do Tuiuti (Foto: Wellington Melo/ANF)

A Paraíso do Tuiuti foi para a Sapucaí neste ano com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, no qual conta a história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910.

Na Sapucaí, além da escola contar a historia de João, passou uma mensagem de luta contra o racismo. João foi representado pelo entregador Max Ângelo, que foi vítima de racismo ao ser chicoteado por uma mulher branca em São Conrado, na Zona Sul do Rio, em abril do ano passado.

Viradouro

Comissão de Frente da Viradouro (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a Viradouro encerrou os desfiles do Grupo Especial. A escola de Niterói falou sobre a força da mulher negra, através da serpente Dangbé, considerada o vodum da proteção, do equilíbrio e do movimento. O enredo também mostrou as batalhas que transformaram a cobra em deusa no continente africano.

A Viradouro entregou um desfile que encantou toda a Sapucaí, com belas fantasias e carros que chamaram a atenção de quem viu. A escola saiu como um dos maiores destaques do último dia.

E, como tem acontecido no encerramento dos últimos desfiles, toda a Sapucaí desfilou atrás da escola com dia já amanhecendo.

Encerrados os desfiles na Sapucaí, agora é aguardar o resultado na apuração, que acontecerá nesta quarta-feira de cinzas (14), na Cidade do Samba, no Centro do Rio.

Após a leitura das notas, uma escola será a câmera do Grupo Especial, uma será Rebaixada para a Série Ouro do ano que vem e as seis primeiras colocadas retornarão até a Sapucaí para o desfile das Campeãs, que acontecerá no próximo sábado (17).