Mãe Salvador: gestantes terão gratuidade no transporte público e auxílio enxoval

Cerimônia de lançamento do Programa Mãe Salvador- Crédito: Valter Pontes/Secom

A prefeitura de Salvador, divulgou na última segunda-feira, 14, a criação do programa Mãe Salvador, para garantir atenção plena às gestantes da capital baiana.

O programa visa garantir a regularidade dos atendimentos, além do suporte no acesso, exames complementares, escolha de unidade de referência para o parto e benefícios para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo a prefeitura, o Mãe Salvador o programa pretende diminuir a desigualdade, oferecendo atendimento de qualidade para gestantes negras, que costumam ser as mais pobres.

O principal benefício do programa é a oferta de transporte público e gratuito para que as gestantes garantam a ida às consultas de pré-natal e puerpério (fase do pós parto).

Serão oferecidos 30 bilhetes de passagens, previstos para: 10 consultas de pré-natal (ida e volta, total de 20 bilhetes), três exames, sendo dois laboratoriais e um de ultrassonografia (ida e volta, total de seis bilhetes), visita de vinculação à maternidade (ida e volta, total de dois bilhetes), Consulta de puerpério e recém nascido em maternidade (ida e volta, total de dois bilhetes).

Benefícios

As gestantes devem fazer a primeira consulta pré-natal para confirmação da gestão com registro na Caderneta da Gestante, e vincular-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o acompanhamento pré-natal. Além da garantia do transporte para as consultas, serão disponibilizados kit enxoval básico para o bebê.

Os kits serão fornecidos para gestantes que são beneficiárias do Programa Bolsa Família, que fizeram o mínimo de sete consultas pré-natais, a visita de vinculação com a maternidade de referência e iniciaram o pré-natal com idade gestacional igual ou menor que 20 semanas.

É necessário  procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), especializada como os multicentros, maternidades e casas de parto ou um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Os atendimentos poderão acontecer também no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) ou da Reparação (Semur).