Madiba: Nelson Mandela tem um dia pra chamar de seu

Crédito: Reprodução

O Dia Internacional Nelson Mandela é celebrado na data de nascimento dele em 18 de julho.

Essa data celebra também a integridade dos sujeitos segregados, vale lembrar que Mandela foi o grande líder contra o regime conhecido como Apartheid do governo sul-africano, ele lutou pela equidade social e política a qual a população negra desse país foi forçada a se submeter após o processo de neocolonização inglesa.

A segregação racial a qual Nelson Mandela combatia perdura até os dias atuais com os sujeitos negros. No entanto, hoje é de uma forma velada. Isso pode ser observado na questão salarial.

Visto que, homens e mulheres, negros e negras ganham menos desempenhando as mesmas funções que homens e mulheres de outras etnias ganham. Além da questão laboral, também é observada uma discrepância nos espaços geográficos entre favela e os bairros nobres após uma higienização social da dita “Abolição da Escravatura do Brasil”.

A abordagem destes sujeitos em espaços públicos são um tribunal com veredito pronto do princípio do racismo estrutural aos moldes brasileiros.

Mandela enfrentou 27 anos de cárcere, e em 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da história da África do Sul.

Crédito: Reprodução

Segundo o professor e mestre em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, Henrique Jionan, Nelson destinou 67 anos da sua vida em prol da luta contra exploração e desumanidade, com isso Mandela ainda vive e continuará sendo lembrado por jovens, crianças e adultos de pele pretas ao redor do mundo. Fortalecendo a consciência de ser negro, a responsabilidade de ser empáticos com os seus semelhantes, ter alteridade e vontade de lutar contra qualquer tipo de opressão “.

Carinhosamente conhecido como Madiba, Mandela ganhou em 1993 o Prêmio Nobel da Paz ao lado do então presidente sul-africano Frederick de Klerk.

Em 2009, na Assembleia-Geral das Nações Unidas ficou estabelecida a homenagem a ele na sua data de nascimento.  No dia 5 de dezembro de 2013 o mundo perdeu Madiba, porém seu legado será lembrado como o nobre líder da luta antirracista.

“Os ideais que cultivamos, nossos maiores sonhos e esperanças mais ardentes podem não se realizar durante a nossa vida. Mas isto não é o principal. Saber que em seu tempo você cumpriu seu dever e viveu de acordo com as expectativas de seus companheiros é em si uma experiência compensadora e uma realização magnífica”, Nelson Mandela.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas