Luau literário reuniu netas de Jorge Amado e José Saramago na Bahia

O Luau Literário realizado pela Pousada Jambo, na Praia da Espera, em Itacimirim, Litoral Norte da Bahia, aconteceu no último domingo, 7 de maio. O encontro reuniu entre velhos e novos amigos, regado a conversas, música e memórias afetivas.

Maria João Amado, gestora cultural, neta de Jorge Amado e Ana Matos Saramago, curadora e diretora da Fundação José Saramago, neta do escritor português, falaram sobre a amizade entre eles e a admiração mútua que tinham.

A cantora e compositora Flávia Wenceslau apresentou canções de sua autoria como “Te desejo vida”, no início da roda de conversa. 

Cantora Flávia Wenceslau. Crédito: Cláudia Correia/ANF

As netas dos premiados autores se conheceram durante a Mesa de debate “Vidas em português”, na programação da 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte, entre os dias 4 e 7 de maio, quando falaram sobre as obras, a relação como expoentes da língua portuguesa na literatura e a amizade entre os avós.

No luau em Itacimirim, Maria João, Ana e os participantes leram trechos do livro “Com o mar por meio- Uma amizade em Cartas, de Jorge Amado e José Saramago, publicado pela Companhia das Letras, em 2017.

A obra apresenta correspondências trocadas entre entres através de cartas e “fax”, nos anos de 1992 a 1998, abordando temas do cotidiano, viagens realizadas, comentários bem-humorados sobre os prêmios literários e referências sobre as suas esposas a escritora Zélia Gattai e a jornalista espanhola Pilar del Rio. Alguns bilhetes, cartões e faxes revelam a troca de ideias sobre questões tanto da vida pessoal e temas da conjuntura social e da cena literária.

Crédito: Cláudia Correia/ANF

Maria João, filha de João Jorge Amado, se emocionou no encontro e revelou ter tido uma relação forte também com a avó. “É uma honra estar aqui falando deles, dessa amizade. São homens que convivemos, temos como exemplo. O amor de meus avós é icônico, o que dá certo, com amizade, temos de mirar nele. Minha avó esteve à frente de seu tempo, se lançou na carreira literária com 63 anos”, afirmou.

Os consagrados escritores se conheceram pessoalmente em Roma, em 1990, quando ambos foram jurados do Prêmio União Latina, Jorge Amado tinha 78 anos e José Saramago, 68.  O baiano faleceu em 06 de agosto de 2001 aos 88 anos e o português em 18 de junho de 2010, aos 87.

Ana Saramago agradeceu a oportunidade de conhecer Maria João e reconheceu a importância da viagem à Bahia. “Para mim foi muito significativo também essa viagem por conseguir perceber melhor a razão da amizade entre esses dois homens, sentir aqui o abraço baiano que vocês têm, tão forte, tão especial, olhar o mar, a temperatura, a energia”, disse ao convidar os participantes a lerem algumas cartas de páginas do livro, escolhidas aleatoriamente.