Lata-Doida faz 10 anos

O grupo cultural Lata-Doida comemora no próximo dia 2 de dezembro, 10 anos com o  festival na Areninha Hermeto Pascoal em Bangú com entrada franca.

O Ponto de Cultura é uma das mais importantes instituições do Rio de Janeiro, sobre tudo para a zona-oeste, onde a mais de 10 anos vem apoiando projetos independentes, um dos mais conhecidos é o Espaço Cultural Viaduto de Realengo.

O Lata-Doida possui muitos projetos, destaque para Banda Lata-Doida, em sua metodologia, os alunos aprendem a tocar confeccionando seu próprio instrumento musical, a partir de materiais reaproveitados.

No dia 18 de março de 2017, lançou seu primeiro filme em grande estilo. A estreia do curta-metragem Chapeuzinho Verde na Mata Atlântica aconteceu na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAN). O filme é um releitura do clássico com uma temática da sobre a luta pela preservação da Natureza.

A equipe do filme na Cinemateca do MAM: Vanielle Bethania, Valquíria Pires, Helô Lira, Priscila Mendes, Vânia Maria, Samuel Macedo, Rafael Stewart e Vandré Nascimento (Créditos: Tiago Nascimento / ANF)

Muitos são os projetos, “Catando Idéias”por exemplo, é para a geração de renda de catadores de materiais recicláveis. Também temos o nosso estúdio de gravação, feito para fortalecer a cena local da Zona-Oeste e de todas as periferias, com um preço acessível, pensamos na econômica criativa, afim de cumprir a função social do nosso espaço. Além disso somos um Ponto de Cultura com uma oficina que funciona as segundas e terça-feiras á noite em Realengo. Explica Vandré Nascimento, maestro, luthier e um dos gestores do grupo.