Largo de Santana é palco de troca de livros e recital de poesia

A Associação Cultural Beneficente Monsenhor Amilcar Marques- ACBMAM, a Biblioteca Juracy Magalhães e o Coletivo Mulheres de Fibra Calabar promovem a ação “Arte no Largo”, dia 12 de abril, sexta-feira, às 17h, no Largo de Santana, Rio Vermelho, Salvador. O evento, gratuito, acontece próximo às estátuas de Jorge Amado e Zélia Gattai e terá troca de livros de diversos gêneros, doados pela Biblioteca Juracy Magalhães, além dos que serão levados pelos promotores e público em geral, interessado no intercâmbio cultural.

 A intenção é comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril. Nessa data, em 1882, nasceu Monteiro Lobato, primeiro escritor brasileiro dedicado à literatura para crianças.

Para mobilizar a comunidade, a atividade terá como atração uma bicicleta adaptada para transportar parte dos livros, que vai circular no entorno da antiga igrejinha de Santana. O projeto “Bicibiblioteca” é financiado pela FGM Produções Culturais, instituição paulista, e coordenado em Salvador pelo Coletivo Mulheres de Fibra Calabar, com trocas de livros, rodas de leitura coletiva e contação de história em escolas públicas no Calabar, realizadas entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024.

A partir desse evento, o coletivo faz parceria com a ACBMAM para estender ao Rio Vermelho o trabalho de incentivo à leitura e de formação de público para atividades culturais. A associação, presidida pelo professor Antonio Nery Filho, gestora da igrejinha de Santana, pretende dinamizar o antigo espaço do templo, fechado há cerca de dez anos, para reabri-lo em breve como centro de arte educação. 

Crédito: Larmin Miranda

O apoio cultural da atividade conta com o grupo Sussurradeiras, um coletivo de mulheres, criado em 2015 que realiza sussurros poéticos de forma lúdica e criativa e promove cirandas com base no cancioneiro popular. A proposta é agregar à troca de livros, um recital de poesias sussurradas pelas integrantes do grupo através de um instrumento decorado com adereços, feito de papelão, o sussurrador. A brincadeira é animada com o canto e a dança das sussurradeiras que usam cadernos decorados para a leitura dos poemas.

Crédito: Larmin Miranda

Para conhecer mais sobre a parceria das entidades para a ação “Arte no Largo” e os projetos da ACBMAM visite a página da entidade no instagram @igrejinhadesantana