Lançamento do documentário O outro lado do Cartão-Postal no Complexo do Alemão

Poster_Portuguese (1)

Em 2 de abril de 2015, a polícia baleou e matou Eduardo de Jesus, de apenas 10 anos, no Complexo do Alemão. Desde então, com o apoio da Anistia Internacional e do Ministério Público, sua mãe, Terezinha de Jesus, tem feito campanha por justiça.

A morte de Eduardo está ligada diretamente ao programa de Pacificação que está em curso em várias favelas no Rio de Janeiro desde 2008. Com o intuito de eliminar o crime e o tráfico de drogas dessas comunidades, o Governo do Rio colocou policiais armados dentro dessas favelas. O que era para ser uma operação de proteção e segurança, rapidamente se tornou algo muito pior, com tiroteios e mortes a cada dia.

A realidade do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro e, em particular, o Programa de Pacificação das Favelas, apresentam-se através dos seguintes fatos básicos:

– 60.000 homicídios ocorrem no Brasil a cada ano – mais do que na Guerra Civil da Síria.

– 98 policiais mortos no cumprimento do dever em 2014 – uma das mais altas taxas do mundo.

– No Rio de Janeiro, uma pessoa morre a cada 10 minutos, e a polícia mata alguém a cada 3 horas.

Em 2016 os Jogos Olímpicos terão lugar no Rio de Janeiro, nas principais partes da cidade, as quais são iconicamente vigiadas pelo Cristo Redentor. Como será possível garantir a segurança das pessoas quando o Governo parece ser incapaz de proteger seu próprio povo?

Durante anos nos familiarizamos com a beleza de tirar o fôlego desta “Paris da América Latina”, e com as canções que falam de Ipanema e Copacabana, no entanto, Script2Screen Media e Maruti Blue Produções convidam você à assistir ao documentário sobre “O Outro Lado do Cartão-Postal”. Com lançamento previsto para abril de 2016, o filme estará em turnê mundial pelos próximos meses.

Se você gostaria de comparecer à pré-estreia no Complexo do Alemão no dia 2 de Abril – aniversário de 1 ano da morte de Eduardo – e gostaria de reservar uma sessão de Perguntas & Respostas com os diretores, ou simplesmente quer saber mais, por favor envie um e mail para marutimelo@gmail.com, confirmando sua presença.

Está na hora de dar aos moradores das favelas voz, assim como a oportunidade de serem integrados a uma das melhores cidades do mundo.

Assista ao trailer do documentário: https://vimeo.com/154777074

Senha: Trailer2

Com o apoio da BPA, realizaremos a estreia 02/04/16

Local: Biblioteca Parque do Alemão – Estação Palmeiras do Teleférico do Complexo do Alemão

Horário: 14h – 17h

Exibição do documentário – 60 minutos Sessão de Perguntas & Respostas com os diretores.

Recepção com aperitivos e bebidas não-alcoólicas.