Jovens internos do DEGASE recebem palestra do Coletivo Rocinha Sob Lentes

Créditos: Divulgação

As histórias por trás das imagens

A equipe envolvida na publicação do livro Rocinha sob Lentes participou de uma palestra seguida de bate-papo com dez internos do Degase (Departamento de Ações socioeducativas) no ultimo dia 12 de Abril, na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.

A atividade marcou o encerramento da programação prevista no projeto incentivado, que inclui, além do evento de lançamento da obra, duas palestras e uma oficina de fotografia.

No Degase, os fotógrafos Diego Cardoso e Allan Almeida compartilharam suas experiências e falaram das histórias por trás das imagens que compõem o livro.

“Falamos sobre como é ser da  favela e trabalhar com a fotografia, as adversidades e que nem por isso a gente deixou de lado a fotografia. A gente deu esse exemplo para eles”, conta Cardoso.

A fotografia de favela, como linguagem universal

Na fala de abertura, o editor Dante Gastaldoni projetou e comentou as fotos do livro, lembrando que “a fotografia talvez seja a mais universal de todas as linguagens, porque pode ser entendida por pessoas de qualquer nacionalidade, incluindo nessa relação até mesmo aqueles que ainda não estão alfabetizados”.

Cada participante do bate-papo recebeu um livro Rocinha sob Lentes. Outros 30 exemplares foram entregues para a rede de bibliotecas do Degase.

Sobre o livro

Rocinha sob Lentes é uma publicação da Engenho Arte e Cultura, com tiragem de 2 mil exemplares, bilíngue (português e inglês), que reune 80 fotografias de autoria de Allan Almeida, Diego Cardoso, Erik Dias e Marcus Costa. Esses quatro jovens fotógrafos moram ou moraram na Rocinha e, através de suas lentes, fazem registros afetuosos da comunidade.

A distribuição dos livros

O projeto, realizado após aprovação no Pronac (Projeto Nacional de Apoio à Cultura), com patrocínio máster da Supergasbras, prevê a distribuição gratuita de todos os exemplares. Uma parte da tiragem (400 livros) foi distribuída na comunidade da Rocinha; outra parte (105 livros) foi destinada ao Itamaraty, que vai distribuir a obra por embaixadas brasileiras em diversos países; a parcela mail alentada (705 livros), está sendo distribuída pela Secretaria Estadual de Educação em escolas da rede pública no Rio de Janeiro.

Com o encerramento da agenda prevista no projeto, os fotógrafos do Coletivo Rocinha sob Lentes seguem recebendo convites para eventos onde possam apresentar e comentar seu trabalho e a paixão por fotografia.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas