Jogos Indígenas Pataxó mobilizam atletas de 20 aldeias

Os Jogos Indígenas Pataxó 2024 vão reunir 800 atletas e 110 dirigentes de 20 aldeias. A abertura do evento é nesta quinta-feira (18), às 15 horas, com apresentação cultural, homenagem às representações indígenas e cerimônia oficial. As competições ocorrem na sexta (19) e sábado (20), com apresentação cultural sempre na abertura e encerramento, no Parque Indígena, na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.

A expectativa é de que pelo menos três mil pessoas acompanhem os jogos, que contemplam modalidades como Arremesso de Takape, Arco e Flecha, Corrida com Tora, Corrida Rústica, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida com Maraká, Futebol de Campo, Luta Corporal, Natação, Patxiw Mika`way, Zarabatana e Prova de Conhecimento, com foco na promoção, preservação e difusão das manifestações culturais indígenas.

Realizados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Movimento Indígena da Bahia (MIBA), os jogos já são uma tradição e dissemina e fortalece a prática do esporte indígena.