Jogadoras de futebol driblam desafios dentro e fora de campo

Entre os dias 20 de julho e 20 de agosto será realizada a Copa do Mundo Feminina 2023, fruto de lutas e conquistas para mulheres que ainda são coagidas por parte da sociedade, “futebol é coisa de homem”.

O cenário está mudando, as mulheres estão conquistando seus espaços, também dentro das quatro linhas, sendo o que elas desejam ser, seja jogadora de futebol ou qualquer outras profissões. O Brasil é pioneiro na descoberta de talentos que ganharam destaque mundialmente.

A modalidade esportiva além de ter uma grande participação na economia, reflete nas relações sociais, pois a partir dele diversas pessoas de diferentes poderes aquisitivos podem alcançar níveis mais avançados, além de trazer a inclusão para a modalidade e uma delas foi a presença das mulheres nos campos de futebol.

O Grupo de Futebol Feminino da Bahia, tem fomentado a busca por crescimento e valorização no estado, há mais de 10 anos, a cada dia evoluindo e causando transformação na vida de mulheres que buscam o futebol como profissão.

Para Leon Ferreira, Avaliador Técnico e Administrador do Grupo, “ainda há muito a ser conquistado, alguns pontos que necessitam ser melhorados para que o futebol feminino ganhe mais espaço na Bahia”.

Leon reforça que, “falta investimento a longo prazo dos clubes, patrocinadores e apoiadores. O futebol é uma oportunidade de trabalho para muitas mulheres, além de uma grande realização que muitas delas almejam e pelas circunstâncias muitas vezes o processo é dificultoso”.

“A Lusaca é a base que mais revela atletas no Nordeste, várias atletas fora do estado e do Brasil, atletas na seleção de base do Brasil, porém não tem apoio algum”.

Esse trabalho de revelar talentos femininos dentro do esporte é um grande tributo as mulheres. Diversas atletas já foram reveladas através deste projeto, muita destas já ganharam destaques internacionais.

“Através das avaliações e seleções por diversas cidades, temos conseguido colocar atletas em diversos times. Temos atletas que já estão nos times do São Paulo, Bragantino, Flamengo, Taubaté e até em times da Europa” comemora Leon.

Saiba mais @futebolfemininodabahia

Na última quarta-feira, 19, foi comemorado o Dia Nacional do Futebol, um dos esportes mais populares do Brasil. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976. Um dia marcante para a história do futebol no país, um dos maiores reveladores de talento para a modalidade esportiva.

E neste dia a comemoração se estende principalmente pelas grandes que o país conseguiu alcançar através do futebol, pelos inúmeros profissionais que saíram das terras brasileiras e se destacaram em espaços internacionais.