IRIS realiza workshop para a construção do Mapa do Futuro do Feminino, no Rio de Janeiro

Créditos - Divulgação

Projeto convoca soluções tangíveis para, até 2030, promover igualdade de gênero e liberdade do feminino

O Projeto  IRIS realizará no próximo dia 4, das 10à20h, no OLABI, no Rio de Janeiro, um Workshop para a construção do Mapa do Futuro do Feminino. IRIS é uma iniciativa que nasceu em 2016 para construir um futuro para o Brasil a partir da igualdade de gênero e a liberdade do feminino. O objetivo é retirar, em até 2030, o Brasil da posição de 5º país mais violento para as mulheres no mundo (dados OMS) e tornar um país seguro para mulheres com o fim da desigualdade de gêneros.

O workshop será conduzido por Carolina Herszenhut, diretora da Aborda, uma produtora de experiências entre empresas e pessoas através da arte, cultura e causas. Idealizadora d’O Cluster, Carolina é a embaixadora do IRIS no Rio de Janeiro, premiada no Itaú Mulher Empreendedora hoje faz parte do projeto de mentiria da Proctor & Gamble para empresas de liderança feminina. 

“Ajudar na construção de um futuro mais justo e igualitário entre homens e mulheres é um dever de todos, e acredito que depois de tantos ensinamentos que tive esses anos todos, tenho a obrigação de propagar o máximo que eu puder. E espero que isso incentive a todos que puderem se conectar conosco”, afirma Carolina Herszenhut.

Em 2019, IRIS iniciou uma nova fase, onde agora o desafio é desenvolver soluções tangíveis para, até 2030 atingir seus principais objetivos: construir um futuro desejável onde exista liberdade da expressão do feminino independente do gênero, transformar o Brasil em um país seguro para as mulheres e fomentar a equidade de gênero nas ruas, casas escolas e ambientes de trabalho.

No Workshop prático de Design de Futuros Desejáveis vamos construir o Mapa do Futuro do Feminino para o Rio de Janeiro a partir do Design Thinking e Design de Futuros Desejáveis (metodologia proprietária desenvolvida pelas profissionais na Echos Laboratório De Inovação).

A ideia é usar a abordagem com pessoas de todos os gêneros para criar soluções que possam gerar impacto para a desejada liberdade dos valores do feminino no futuro próximo do Brasil, diz Juliana Proserpio, uma das idealizadoras do projeto junto com Francisca Limberger 

 Sobre IRIS:

IRIS é a iniciativa que nasceu em 2016 para construir um futuro para o Brasil à partir da igualdade de gênero e a liberdade do feminino. 

Nosso objetivo é , até 2030, retirar o Brasil da posição de 5º país mais violento para as mulheres no mundo (dados da Organização Mundial da Saúde) e tornar um país seguro para mulheres com o fim da desigualdade de gêneros.

“A desconexão com a feminilidade machuca homens e mata mulheres e trans.”

É hora de usar o poder do design para criar um futuro positivo e intencional para a liberdade da feminilidade. Assim a IRIS busca alcançar as 5 regiões do país, colaborando com pessoas de todos os gêneros a fim de criar soluções com impacto positivo imediato.