Instituto da Mangueira pede apoio para que qualificação profissional continue

Metodologia de apadrinhamento foi adotada pelo Instituto - Foto: Arquivo Pessoal

Atuante na favela da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, há 15 anos, o Instituto de Desenvolvimento Humano Art Cult oferece qualificação profissional nos cursos de assistente administrativo, cabelereiro, depilação e barbearia. Segundo Evandro Tavares, fundador do instituto, as formações são ofertadas há cinco anos mas com a pandemia a procura aumentou. “As pessoas querem se qualificar para ter uma renda e conseguir levar o sustento para casa”, afirma.

A qualificação em barbearia é a que mais está tendo demanda e se encaminha para a quarta turma.  As duas primeiras turmas contavam com o apoio do Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM/PUC-Rio), que com a pandemia não teve como dar o suporte financeiro à qualificação. Sem apoio financeiro o instituto passou a adotar a metodologia do apadrinhamento. “Ao todo são 15 alunos, então uma pessoa ou empresa ‘adota’ um aluno com 200 reais ao mês para contribuir com o curso de três meses”, explica Evandro. O curso é gratuito e esse valor cobre os custos de mantê-lo funcionando.

Para além dos cursos de qualificação, a instituição promove a inclusão através da cultura, arte e educação em todas as suas vertentes, abrangendo todas as idades. Para as crianças o projeto “Semeando o Futuro” ajuda no reforço escolar. Jovens que cumpriram medidas socioeducativas também têm espaço no instituto, que ajuda na reinserção deles na sociedade. Além disso o espaço é um ponto de leitura municipal e estadual nomeado de “Brincando de aprender no cantinho do saber”.

Aula de barbeiro do Instituto – Foto: Arquivo Pessoal

Com uma equipe formada pelos professores Vanessa Soares, Valmir Araujo, Elisangela Nogueira e pelo monitor Breno Rodrigues, o instituto oferece além do curso de barbeiro, os cursos de cabelereiro e de depilação. Porém com a pandemia, apenas o com maior demanda está continuando. Evandro explica que os alunos praticam o que aprenderam com os próprios moradores, que podem ter acesso aos serviços gratuitamente duas vezes na semana. “É uma estrutura que precisa de recursos pra continuar, ainda mais nesse momento”.

Serviço:
Qualificação Profissional em Barbearia
Carga horária de 60h
Duração de três meses
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 512 Rua 1 casa 57 B, Mangueira
Para apadrinhar um aluno entre em contato pelas redes sociais: Facebook e Instagram ou pelo número: (21) 966052629 – Evandro Tavares