Inclusão: alunos de projeto social expõem trabalho de fotografia na Estação Central do MetrôRio

Mostra tem imagens produzidas por moradores da região portuária e oferece audiodescrição para deficientes visuais

A arte é um dos instrumentos mais eficazes para promoção da inclusão social. E quando uma iniciativa artística prestigia dois públicos ao mesmo tempo, a arte se torna ainda mais importante. É assim com a exposição Olhares para o feminino, uma mostra de fotografias produzidas alunos de projeto social e que prestigia também pessoas com deficiência visual através de trabalho de audiodescrição.

A exposição teve início nesta semana e segue até o dia 31 de janeiro na Estação Central do MetrôRio, no centro da capital fluminense. Todo material foi produzido por alunos do projeto social Porto do Saber, composto por jovens que moram na Região Portuária. Por meio de oito painéis, a mostra aborda a relevância da mulher na sociedade moderna, com fotos feitas pelos próprios alunos do projeto.

A exposição apresenta imagens coloridas e em preto e branco de mulheres que moram ou trabalham na região, e aborda temas como felicidade, amor e leveza. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção, através da arte, para a força e, ao mesmo tempo, a delicadeza das mulheres, além de divulgar o trabalho dos alunos do curso de audiovisual.

A mostra conta, ainda, com QR Code inclusivo, contendo audiodescrição de cada uma das imagens, para pessoas cegas ou com baixa visão, em uma parceria com a empresa All Dubbing.  As obras podem ser vistas até o dia 31 de janeiro. A exposição é gratuita.

 

Imagens: Divulgação.

 

Sobre o Projeto Porto do Saber

É uma iniciativa da empresa Subsea 7, que busca o desenvolvimento e a inclusão social dos jovens da Região Portuária do Rio de Janeiro, através de cursos de fotogra­fia, ilustração, web, vídeo e ofi­cinas de desenvolvimento humano para aprimoramento das competências profi­ssionais e das habilidades socioemocionais.

 

Exposição: Olhares para o feminino

Local: Mezanino da estação Central do MetrôRio

Data: 14 de janeiro a 31 de janeiro

Horário: Segunda a sábado, das 5h à 0h, e aos domingos, das 7h às 23h

Entrada franca