Hoje é dia de FLUPP

Foto: Imagens do Povo

Hoje é dia da FLUPP – Feira Literária Internacional das Periferias, que será na Mangueira. Essa já é a terceira edição de um evento que está formando muitos novos escritores e leitores nas favelas do Rio de Janeiro. A primeira foi no morro dos Prazeres, a segunda em Vigário Geral e a terceira na Mangueira. Colocamos aqui em baixo a programação de hoje para quem se interessar.

PROGRAMAÇÃO

FLUPP

12 de novembro – quarta-feira

14h – O Amor nos Tempos do Ebola

Chibundu Ozuno (Nigéria)

Leonora Miano (Camarões)

Mediação: Aparecida Salgueiro

A consagrada romancista camoronesa Leonora Miano acabou de organizar uma antotologia em que 10 autores negros escrevem textos sobre sua primeira noite de amor. A nigeriana Chibundu Onuzo fez uma grande reflexão sobre a paixão em seu festejado romance de estreia, uma transposição do clássico Romeu e Julieta para a caótica Lagos contemporânea. Como construir um discurso amoroso em uma época em que o outro, de que o africano é uma encarnação perfeita, voltou a ser uma ameaça veiculada diariamente na grande mídia?

14-18h – POEMAS PARA VIAGEM (Takeaway Poems)

Tenda Oriquis

Sessão de poesia inspirada no projeto Poetry Takeaway, em que poeta britânica Hannah Walker convida grupo de poetas para fazer poemas de acordo com desejo de um “cliente” faminto de poesia. Os poetas têm no máximo quinze minutos para atender cada pedido. Quase todos os participantes do Rio Slam Poetry estarão lá para servi-lo durante quatro horas.

16h – Comemorativo: Mulheres da Mangueira

A mulher tem um papel fundamental nas comunidades populares e homenagear essas guerreiras que na prática estão subvertendo as questões de gênero no Brasil seria uma obrigação moral, que este ano no entanto ganhou uma dimensão mais lúdica porque a Estação Primeira de Mangueira chegará à Sapucaí com um samba cujo enredo são as herdeiras de Dona Zica e Dona Neuma. Cantemos juntos este samba, que já está na boca do povo. E salvem as mulheres de Mangueira.

17h – Prêmio Carolina de Jesus

Primeira edição do prêmio com que a FLUPP pretende homenagear as pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela literatura.

18h – Comemorativo: Centenário Abdias do Nascimento

Conferência de Elisa Larkin sobre Abdias Nascimento, o grande homenageado da terceira edição da FLUPP. Abdias Nascimento tem uma obra vasta e plural, com passagens pelas artes plásticas, pela literatura e pelo teatro. Mas antes de tudo foi um militante da causa negra, cujas bases ele ajudou a criar no Brasil. Elisa Larkin, sua última esposa, é mantenedora de seu acervo, concentrado no Ipeafro. Fez tudo que estava a seu alcance para que o centenário de seu nascimento fosse lembrado e celebrado com uma grandeza compatível com o seu legado.

18h – Comemorativo: Dia Mundial do Hip Hop

Vinicius Terra | FAU 021 (BRASIL/RJ)

Quis o destino que a abertura da FLUPP coincidisse com o dia mundial do hip-hop. Homenagem terá início com o rap lusófono de Vinícius Terra, que se tornou parceiro da FLUPP desde nossa passagem pela Bahia, em maio de deste ano. Depois será a vez do rapper francês D’ de Kabal, que chega ao Rio de Janeiro com seu DJ Franco Mannara.

21h – Show D’de Kabal

Tenda Quilombismo

Show com um dos mais inventivos e prolíficos rappers franceses, acompanhado de seu DJ Franco Mannara. Letras cortantes sobre todos os degredados da sociedade francesa, a vigorosa performance aprimorada em anos de teatro e a cavernosa voz que  distingue suas interpretações mesmo quando se apresenta com lendas vivas do rap, como o grupo Assassin, com o qual trabalhou durante dois anos.  É um show total de um artista que tem na palavra seu principal instrumento de trabalho, mas que a suporta com uma estética que ele chama de N.O.T.R.A.P – New Oral Tradition, Rythm And Poetry.