História Pública da Bahia: construindo e publicizando nossas histórias com participação popular.

Cartaz do evento. Arte: Paulo Vendaval

Os pesquisadores/historiadores Luciano Silva, Marcelo Bouças, Paulo Almeida e a historiadora e também pesquisadora, Roseli Vila, estudantes do curso de especialização em História Pública da Bahia e Ensino, da Universidade Católica do Salvador, no Estado da Bahia, fazem exposição da prévia de suas pesquisas em história pública, uma perspectiva que busca investigar e tornar públicas experiências históricas na Bahia.

As pesquisas visam, dentro da lógica da H.P., empreenderem investigações de fenômenos sócio-históricos e culturais populares com a participação de comunidades e sujeitos sociais/históricos envolvidos e interessados nas temáticas pesquisadas.

Nesse sentido, está marcada para o dia 07/06/2018, no campus da UCSAL – Federação, na Av. Cardeal da Silva, n° 205, Federação, Salvador/Ba, à partir das 19hs, a exposição dos caminhos que estão sendo percorridos por estes pesquisadores até a definição dos objetos de pesquisas, temas e proposta de produto final das pesquisas.

Temas como Saraus de poesias divergentes, negras e marginais; festejos do entrudo na Salvador do final do século XIX; Samba Junino; e patrimônio material e imaterial da ilha de Vera Cruz, são destaques na exposição e bate-papo.

A iniciativa parte desta/destes pesquisadora(res) com o apoio da coordenação do curso de História e da especialização em História Pública da Bahia e Ensino, e seus docentes, da UCSAL.

É importante (re)conhecermos perspectivas de investigações históricas que valorizam e se aprofundam em temáticas do nosso cotidiano e cultura popular, principalmente quando essas propostas são pensadas e/ou construídas com/para as comunidades populares que sempre foram negligenciadas na academia e nas paginas dos livros de história.