Há 10 anos o Rio de Janeiro foi classificado como patrimônio Mundial da UNESCO

Favela da Babilônia e Chapéu Mangueira com o Cristo Redentor ao fundo (Foto: Jorge Castro Henriques).
Favela da Babilônia e Chapéu Mangueira com o Cristo Redentor ao fundo.(Foto: Jorge Castro Henriques).

Há exatamente 10 anos atrás, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do mundo a receber o título de Paisagem Cultural Urbana e declarada Patrimônio da Humanidade pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.

Dentre os elementos que compõem a paisagem específica que encantou a Unesco estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico a praia de Copacabana, a enseada de Botafogo e a entrada da Baía de Guanabara. Representando as periferias, estão presentes na mesma composição visual o perímetro das favelas Santa Marta e Babilônia.

A paisagem, que já foi inspiração para tantas músicas, filmes, novelas e amores realmente hipnotiza pela beleza, pela junção perfeita entre todos os elementos, pelas cores, colocações, exatamente tudo parece ter sido desenhado à mão.

A imagem que abre esta matéria é um trabalho do fotógrafo Jorge Castro. Amante confesso da ‘Cidade Maravilhosa’, Jorge define o Rio como um lugar harmônico em toda a sua estrutura, “No Rio de Janeiro existe uma grande harmonia entre a obra do homem e a obra da natureza. É um lugar inigualável e a UNESCO viu características únicas aqui”, comenta o fotógrafo.

10 anos após a merecida nomeação da Unesco, não há palavras que melhor definam a experiência de quem tem o privilégio de admirar um pôr do sol  no Rio, que não seja a clássica citação de Gil…

“o rio de janeiro continua lindo!”

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas