Grupo Espermacete mantém viva a tradição do Terno de Reis

Quem não guarda uma memória afetiva de infância dos Ternos de Reis realizados no mês de janeiro em vários municípios da Bahia?

O Terno de Reis é uma tradição adaptada das festas populares lúdicas lusitanas que exalta a notícia do nascimento de Jesus durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro quando é celebrado.

Tradicionalmente, o Dia de Reis é celebrado já na véspera, na noite de 5 para 6 de janeiro. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania. Esta celebração católica está associada à tradição que resgata os três reis magos do Oriente que visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

Espermacete preserva o patrimônio cultural

O tradicional grupo de Samba de Roda do Terno de Reis Espermacete (@grupoespermacete), foi fundado em 1995, e é formado por moradores de Barra de Pojuca, subdistrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, no litoral norte da Bahia. Crianças, adolescentes, adultos e senhoras da terceira idade integram o grupo, que se apresenta em eventos culturais na região e em outros estados e produz artesanato com o trançado da palha de piaçava.

O grupo foi fundado por Anatanildes Pereira Bonfim (Mestra Nildes) como Companhia de Apoio Social e Cultural Espermacete do Terno de Reis ao Samba de Roda e participa de atividades culturais, quadrilhas juninas, reisados

e celebrações religiosas e artísticas como o Terno de Reis, dia 6 de janeiro,

uma tradicional festa realizada em Camaçari.

“Na verdade, desde pequena eu faço parte porque venho de uma família de sambadeiros e sambadeiras”, afirma Nildes. O projeto cultural atua na defesa da identidade cultural nordestina e dissemina por várias gerações as tradições populares através da música, dança, artesanato e poesia de cordel.

Dia 6 de janeiro o grupo desfila no cortejo que se concentra às 16h30 próximo ao Mercado Mix, em Barra de Pojuca e às 17h30 a Folia de Reis segue até a Igreja Católica. A programação cultural continua às 19h e vai até 22h30, com o Grupo Espermacete, Eremin, Raiz Nativo e Tinho representando o samba de roda, além de Criança que ginga e Ginga e Expressão, grupos de capoeira.