Garimpando talentos na comunicação

Seleção de pautas e identificação das fontes. Créditos: Divulgação

Jovens que participaram da primeira turma do Curso de Comunicação Social- Contexto Comunitário tiveram sua última aula no dia (09/06/2018) com uma visita na Rádio Educadora Fm em Salvador como parte das atividades práticas na etapa de Rádio Jornalismo, o curso foi oferecido pelo Projeto Aprendendo a Aprender na Cidade de São Sebastião do Passé-Ba.

O curso de Comunicação Social aconteceu durante 6 meses e como resultado foram produzidos 1 jornal impresso, 7 entrevistas audiovisuais e 4 programas de rádio com abordagens sobre saúde, esporte, política e cultura. Para a produção dos produtos foram escolhidas pessoas influentes na cidade, assim como profissionais que credenciaram as reportagens e agregaram de forma positiva para o desenvolvimento dos trabalhos.

Visita técnica na Rádio Independente em São Sebastião do Passé.
Visita técnica na Rádio Independente em São Sebastião do Passé.

Segundo Mila Barboza integrante do curso de comunicação, essa experiência de participar da primeira turma na cidade foi importante para confirmar seu interesse em produzir notícias e reforçar o trabalho coletivo. Os jovens pensaram, planejaram e executaram todas etapas e dessa iniciativa foi criado o coletivo de comunicação independente denominado de COMUNICAÇÃO EM FOCO.

Divisão de equipes para editorias, preparação para entrevistas.
Divisão de equipes para editorias, preparação para entrevistas.

O Projeto Aprendendo a Aprender existe há 6 anos e é coordenado pela Psicopedagoga Meire Diane Oliveira que também é idealizadora do projeto e atua eventualmente como facilitadora em algumas atividades com foco na educação.

Visita técnica na Rádio O Radião em São Sebastião do Passé.
Visita técnica na Rádio O Radião em São Sebastião do Passé.

As aulas do curso de comunicação aconteceram no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães no Bairro dos Humildes, e foram ministradas de forma voluntária pelo Jornalista Paulo de Almeida Filho. A parceria entre Paulo de Almeida e Meire Diane teve inicio em 2014 através do Grupo de Pequisa TIPEMSE e desde então diversas atividades foram desenvolvidas em conjunto. Paulo é mestrando na UNEB-Universidade do Estado da Bahia, e faz parte do Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades que é ligado ao Grupo de Pesquisa em Educação e Direitos Humanos, ambos vinculados a UNEB. Ainda como atividades voluntárias integra a Agência de Notícias das Favelas e do Grupo de Comunicação Bairro da Paz News.

Produção de conteúdos.
Produção de conteúdos.

Para a cursista Paloma Gonçalves o curso contribuiu para colocar em prática a vontade de se comunicar através de diversas ferramentas, mostrando o potencial da sua comunidade e as coisas positivas da cidade, além de produzir notícias com qualidade, trabalhar em equipe foi um estimulo para mostrar suas habilidades na comunicação.

Visita técnica a Rádio Educadora FM em Salvador.
Visita técnica a Rádio Educadora FM em Salvador.

Meire Diane está em busca de apoios/patrocínios para dá continuidade as ações que também vai possibilitar na realização da próxima turma do curso de comunicação, afinal muitas pessoas já mostraram interesse em participar, falta agora os colaboradores e autoridades da cidade perceberem a importância dessa iniciativa, pois a formação do coletivo de comunicação independente vai possibilitar a estruturação de um projeto de empreendedorismo na mídia local. Para outras informações segue contatos do projeto: Telefone: 996038932 (Meire), https://www.facebook.com/Aprendendo-a-Aprender-163648057148412/ e-mail:psico.meirediane@gmail.com

Artigo anteriorO fim da farsa das UPPs
Próximo artigoAção do Exército Brasileiro destrói 8.549 armas no Rio nesta quarta-feira
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.