Fundação Eco Educativa Fred Dantas apresenta Concerto Natal Ecológico

O Concerto Natal Ecológico foi realizado no último sábado (16), em Itacimirim, no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, litoral norte baiano. O evento contou com a apresentação da Filarmônica Ambiental e do Coral Música das Nascentes que integram a Fundação Eco Educativa Fred Dantas, em Barra de Pojuca, distrito de Camaçari.

O Maestro Fred Dantas, que criou a fundação em 1996, regeu os dois grupos, com 30 membros e ainda tocou no Concerto, com repertório de músicas tradicionais de Natal, do cancioneiro popular e composições de sua autoria.

A Fundação Eco Educativa Fred Dantas oferece gratuitamente formação musical e de cidadania para crianças e adolescentes da região, sendo mantida por trabalho voluntário e doações de particulares. Esse ano o grupo de músicos e coralistas se apresentou em Salvador, na programação natalina no Pelourinho, promovida pela prefeitura, atraindo um grande público.

“Fiquei emocionada com esse encontro musical, fantástico!”, assim definiu a professora aposentada Maria Virgínia Costa, sobre a experiência de assistir.

Crédito: Paloma Avena

Criador da Oficina de Frevos e Dobrados, da série de documentários “Bahia Singular e Plural” do IRDEB e promotor de festivais de filarmônicas no estado, o maestro tem Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia- UFBA e coleciona prêmios e condecorações.

Durante o evento, promovido pela Confraria de Amigos das Artes em Itacimirim, com o apoio do Atakarejo, seis comerciantes e cinco moradores locais, Fred Dantas defendeu a preservação das manifestações da cultura popular como os reisados e o samba. Lembrou das tradições das festas católicas que deram origem aos atuais Ternos de Reis, como o do Grupo Espermacete, de Barra de Pojuca que desfila todo dia 6 de janeiro no distrito. 

Elza Matendesi Nengwa Inkisi, membro do Coletivo de Arte Kitanda Traz e coordenadora estadual da Rede Nacional Afroambiental elogiou a iniciativa. “Emocionante a apresentação. Uma maravilha juntar tanta gente bacana de Itacimirim para articular e produzir essa ação para apoiar e financiar a realização. Juntos e com o mesmo propósito sempre conseguiremos coisas boas e lindas como esse espetáculo”, disse.

Crédito: Paloma Avena

Na extensa área verde onde funciona, a instituição realiza atividades de Educação Ambiental como trilhas e plantios de árvores e oferece refeições aos alunos durante todo o ano, em sua sede em Barra de Pojuca onde também funciona uma escola municipal de ensino fundamental. “A fundação também ajuda na preservação ambiental da área que ocupa, mantendo a vegetação nativa e o rio. Vivemos de doações, investimos no talento dos meninos e meninas. Esse concerto em Itacimirim foi muito interessante porque conseguimos reunir os familiares dos pequenos artistas de Barra de Pojuca  e os moradores e turistas de Itacimirim”, afirmou.  

 A voz de quem conhece

“Meu filho entrou na Escola Fred Dantas com 10 anos, saiu mas, continuou na Filarmônica Ambiental, está com 15 anos, hoje em dia ele já toca trompete, aprendeu, e já faz apresentações.  É um projeto muito bom com as crianças, dando oportunidade”, afirmou Marli Lima Pereira, mãe de Lucas Lima Nascimento, músico que se apresentou no Concerto Natal Ecológico.

Crédito: Paloma Avena

Karine dos Santos, 15 anos , saxofonista, está há um ano e meio no projeto da Filarmônica Ambiental e também reconhece a contribuição social do trabalho do Maestro Fred Dantas. “Minha experiência no projeto é muito boa, aqui em Barra de Pojuca os jovens não tem tanta oportunidade como a gente tem, sair para se apresentar. A música é uma forma de trabalho, muita gente não leva isso a sério, mas, a música é um trabalho sim. É a segunda vez que eu vou para Salvador para tocar a trabalho e minha experiência é maravilhosa”, disse animada.

A mãe de Karine, Meire dos Santos,  reforça o impacto positivo na comunidade da formação musical dos adolescentes. “ O Maestro Fred Dantas trouxe esse projeto muito bom para Barra de Pojuca, é um prazer minha filha estar, não só ela mas todas as crianças que se reunem, estão todos juntos, com dedicação. É um apoio bom, são coisas boas, nós queremos o melhor para nossos filhos, um futuro à frente, cada vez mais crescendo”, declarou.