Festival de teatro inscreve grupos LGBTQIA+, negras, indígenas e mulheres

Serão selecionados 10 espetáculos para participar da programação representa- Arquivo: Centro Cultural Piollin

O Centro Cultural Piollin, de João Pessoa, está com inscrições abertas para o 1º Festival “Representa”, voltado especificamente para trabalhos de artistas, grupos ou coletivos formados por pessoas LGBTQIA+, negras, indígenas ou de mulheres. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro.

O 1º Festival REPRESENTA de Artes Cênicas é uma realização do Centro Cultural Piollin por meio da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc e subsidiado via chamamento público do Município de João Pessoa Nº 005/2020 – Fundação Cultural de João Pessoa.

Serão selecionados 10 espetáculos para participarem da programação e cada um terá um cachê de R$ 1.000,00 (Mil Reais). Para ter acesso a mais informações, formulário de inscrição e ao edital completo basta clicar no link: festival representa

Centro Cultural Piollin

O Centro Cultural Piollin é uma Organização Não Governamental (ONG), realizando oficinas de teatro, cultura digital, arte da palavra, identidade e memória e de circo para crianças e adolescentes carentes que moram em João Pessoa.

O Centro tem a sua origem na Escola Piollin. O seu nome (Piollin) é uma homenagem a Abelardo Pinto, um palhaço brasileiro, mundialmente conhecido, que nasceu em 27 de março de 1887 em São Paulo, e faleceu no dia 4 de setembro de 1973. É considerado um grande representante do meio circense.

A Escola Piollin foi fundada em março de 1977, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Atua nas áreas de produção e difusão cultural, através do intercâmbio entre grupos artísticos da cidade e de outras regiões do país. O primeiro trabalho foi a peça “Os Pirralhos”.

A primeira sede foi nas salas desativadas do antigo Convento Santo Antônio, anexo à Igreja São Francisco, uma construção do século XVIII, no centro histórico da cidade. Atualmente está instalado em uma fazenda construída no século XIX, ao lado do Zoológico de João Pessoa, conhecido como “Bica”.

O Centro Cultural Piollin apresenta os seus trabalhos em vários espaços físicos: a Casa Grande, onde acontecem reuniões, cursos, espetáculos de teatro, música, exibição de filmes, seminários e festas; o Teatro, composto por uma arena e um salão de ensaio; as Salas de Aula e uma lona de Circo.

Leia mais: Festival Afrofuturismo aborda conexão com tendências de inovação e empreendedorismo

Semana de Arte Urbana Benfica inscreve artistas e coletivos para a Mostra Virtual Performatividade

Companhia Albatroz faz do teatro uma ferramenta de mudança social