Feira de trocas solidárias da Colônia de Pescadores Z10

Foto

No próximo sábado, 19 um evento inusitado acontece na Colônia de Pescadores Z10, comunidade tradicional da Ilha do Governador: A Feira de Trocas Solidárias. Com o lema: nesse natal compre menos e troque mais, a Feira cria um espaço de trocas de saberes, objetos, serviços e sabores sem o uso do dinheiro e estimula o consumo ético.

O público participa como quiser, levando coisas que não usa mais, mas que possa ter serventia para outra pessoa, como CDs, roupas, DVDs, bijuterias, objetos de decoração, alimentos, mudas de plantas. Ou mesmo anunciar ou trocar serviços, caronas, faxinas, consultas, assessorias.

Pode-se também levar alegria e otimismo, um abraço ou beijo, ou mesmo diversão, um violão, a voz para cantar, recitar poemas, contar histórias, etc.

Foto: divulgação

Na programação cultural Oficinas de artesanato de cartões de natal com retalhos e enfeites de natal com reutilizáveis; oficina de produtos naturais que ensinam a fazer desodorante, amaciante de roupas, etc, com ingredientes naturais; roda de conversa sobre alimentação saudável; contação de histórias para crianças. E ainda a Ecoloja de Trocas Solidárias, loja onde se adquire produtos não pela compra, e sim pela troca.

A programação e montada pelos participantes, valorizando os saberes dos moradores e as instituições locais.

O local escolhido para o evento é o Corredor Esportivo, devido a sua paisagem natural. As atividades vão de 13h às 20h.

O evento já está em sua quarta edição e é organizado pelo Instituto Unitas, ONG formada por moradores do bairro e que atua na Ilha do Governador desde 2011.

A Feira estimula uma nova consciência sobre o consumo. Com esse exercício evita-se o descarte desnecessário de produtos, entrando assim numa cadeira mais sustentável, freando o consumo e colaborando para a preservação e conservação dos recursos naturais e da vida, como explica a organizadora do evento, Valeska Xavier:

 – A Feira de Trocas promove um exercício do com-partilhar, seja bens materiais ou imateriais, que fortalece as relações humanas, porque estimula a solidariedade, a cooperação e a partilha dos bens. Aqui as pessoas têm valor por si só e pelo que podem com-partilhar e não pelo quanto têm de dinheiro. É uma ótima opção para o natal, vamos estimular que as pessoas comprem menos e troquem mais nesse fim de ano.

PROGRAMAÇÃO:

10h às 15h – Ecoloja – loja onde se adquire produtos não pela compra, e sim pela troca. Roupas, sapatos, decoração, artes, mudas, etc. Assim evitamos o descarte de produtos em condições de uso e contribuímos para a preservação dos recursos naturais;

10h às 15h – Espaço de trocas – onde cada um pode expor seus objetos, anunciar serviços, compartilhar saberes como aulas, oficinas, massagem, apresentações artísticas, etc;

Espaço de Leitura para crianças – traga seu filho para o espaço de leitura

10h 30 – Roda de conversa – Alimentando corpo e mente. Orientação nutricional e degustação de suco verde.

11h – Oficinas de artesanato – aprenda a fazer decoração de natal com reutilizáveis e leve sua peça para casa;

13h – Oficinas produtos naturais e sustentáveis – ensinam a produzir desodorante natural, amaciante de roupas, etc, com ingredientes naturais e que podem ser feitos em casa por você mesmo;

14h – Oficinas de artesanato – aprenda a fazer decoração de natal com reutilizáveis e leve sua peça para casa;

E o que mais o público for trazendo!

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Serviço: Feira de Trocas da Colônia de Pescadores

Data: 19/12, de 10h às 15h

Local: Arena (redondo) da Colônia de Pescadores Z10 – Ilha do Governador.