Feira de profissões estimula o engajamento de alunos da rede pública no ensino superior

Universidade por um dia. Imagem divulgação.

Universidade Por Um dia: com entrada franca, evento será realizado em 12 de novembro na Cidade das Artes, Zona Oeste da capital

Incentivar alunos da rede pública do Rio de Janeiro a ingressar nas universidades. Esse é o principal objetivo do projeto sem fins lucrativos Universidade Por Um dia – UPUD, feira de profissões cuja terceira edição será realizada em 12 de novembro (terça-feira), com entrada franca e aberta a todo o público, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Idealizado pela psicóloga franco-brasileira Chloé d’Archemont, o projeto é uma realização da produtora Araucária Cultural em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – SEEDUC, que levará mais de 3 mil alunos de Ensino Médio, de 50 escolas, ao evento.

O jornalista esportivo Alex Escobar e o Secretário Estadual de Educação Pedro Fernandes farão as palestras de abertura do UPUD. Ao logo do dia, das 8h às 17h, o UPUD promove uma série de atividades para os estudantes: palestras, testes vocacionais, dinâmicas, atividades lúdicas e muita troca de experiências com profissionais de diferentes áreas. Entre as palestras motivacionais, o ex-atleta e Presidente da ONG VemSer – Esporte e Psicologia Raphael Zaremba e o economista e político ligado à causa educacional Renan Ferreirinha vão compartilhar suas experiências com o público.

Universidade por um dia. Imagem divulgação.

Idealizadora do evento, Chloé d’Archemont é psicóloga, astróloga e professora de yoga. Projetos sociais sempre fizeram parte da sua vida, desde a faculdade de Psicologia, quando fazia meditação com as crianças carentes da comunidade Parque da Cidade. O projeto Universidade Por Um Dia nasceu do seu desejo de combater a desigualdade.

– A educação é a única forma desse combate existir. O UPUD cresceu não só de tamanho. Começamos com um projeto de educação com foco em informação sobre faculdades e hoje nós nos estabelecemos como um evento de transformação social por meio da educação”, – relata Chloé.

Nesta edição, o evento está dividido em quatro áreas que representam o caminho do estudante até a universidade: ENEM, Carreiras, Faculdades e Pré-vestibular Social.

Na área ENEM, cinco YouTubers que têm o trabalho voltado para o tema educação participam de um bate-papo. São eles: Ana Luiza, criadora do canal “Poxalulu” (com mais de 100 mil inscritos); Rafael Cunha, sócio do canal Descomplica (com mais de 2 milhões de inscritos); Rubens Oda, fundador da Olímpiada Brasileira de Biologia e professor do Descomplica; Silvio Predis, fundador do canal Química Nota 10 (com mais de 66 mil inscritos); e Marcus Ennes, fundador do canal Química do Monstro (com mais de 49 mil inscritos). Eles permanecem ao longo do dia na Cidade das Artes esclarecendo as dúvidas dos estudantes sobre as provas, redações e tudo mais o que envolva o Exame Nacional do Ensino Médio.

Em Carreiras, acontece o encontro dos estudantes com profissionais das mais diversas áreas, em 20 stands temáticos: Ciências da Saúde (enfermagem, odontologia, fisioterapia, farmácia, biomedicina e fonoaudiologia), Fotografia, Educação Física, Direito, Moda, Arquitetura, Design, Produção Cultural, Teatro, Engenharia (Nuclear, Materiais, Transportes, Produção, Sanitária, Ambiental, Elétrica, Química, Computação e Elétrica) Administração, Empreendedorismo, Pedagogia, Psicologia, Artes Visuais, Nutrição, Turismo, Comunicação (Jornalismo, Publicidade, Audiovisual), Letras e Sustentabilidade (Gestão Engenharia e Jornalismo Ambiental).

– Em cada um dos stands, monitores voluntários vão apresentar para os visitantes o rico universo de cursos de graduação, em todas as suas possibilidades de atuação, de forma lúdica e interativa, unindo cultura e educação – explica Chloé d’Archemont, acrescentando que “o voluntariado é a alma do projeto, contamos com cerca de 150 voluntários para que o evento aconteça.”

Na seção Faculdades, instituições de ensino como Estácio de Sá e IBMR falam sobre seus cursos, oportunidades de bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil. Em Pré-Vestibular Social, o CECIERJ apresenta as opções de cursos gratuitos com taxa simbólica para que os estudantes do ensino médio se preparem para o ENEM do próximo ano. Além da intensa programação voltada para o futuro profissional, o UPUD oferece ainda atividades culturais, esportivas, lúdicas e de expansão de consciência, como apresentações e práticas de capoeira, yoga, horta, maracatu e atividades de autoconhecimento, com rodas ministradas por facilitadores.

PROGRAMAÇÃO

1º TURNO – DAS 8H ÀS 12H

08h – 9h: Palestra de abertura o jornalista Alex Escobar e com Secretário Estadual de Educação Pedro Fernandes (Grande Sala).

09h – 12h:

Stands de Carreiras, Faculdades, Bolsas e Pré-Vestibular (Esplanada).

Teste vocacional (Sala de Leitura).

Atividade de Meditação e Argila (Esplanada).

09h – 10h: Atividade de horta (Gramado).

09h30 – 10h: Bate-papo ENEM (Teatro de Câmara).

09h30 – 10h15: Oficina de autoconhecimento (Sala Multiuso 2).

10h10 – 10h40: Palestra com a patrocinadora Estácio (Teatro de Câmara).

10h15 – 11h: Oficina de autoconhecimento (Sala Multiuso 2).

10h30 – 11h: Apresentação de Passinho (Esplanada).

10h50 – 11h20: Palestra com a patrocinadora Afferolab (Sala Multiuso 2).

11h – 12h: Coetejo de Capoeira (Esplanada, Rampa e Praça).

11h15 – 12h: Oficina de autoconhecimento (Sala Multiuso 2).

11h30 – 12h: Palestra com o patrocinador Hilton (Teatro de Câmara).

 

2º TURNO – DAS 13H ÀS 15H

13h – 14h: Palestra de abertura com Renan Ferreira (Grande Sala).

14h – 17h:

Stands de Carreiras, Faculdades, Bolsas e Pré-Vestibular (Esplanada).

Teste vocacional (Sala de Leitura).

Atividade de Meditação e Argila (Esplanada).

14h – 15h: Atividade de horta (Gramado).

14h30 – 15h: Bate-papo ENEM (Teatro de Câmara).

14h30 – 15h15:

Aula de Yoga (Esplanada).

Oficina de autoconhecimento (Sala Multiuso 2).

15h10 – 15h40: Palestra com a patrocinadora Estácio (Teatro de Câmara).

15h15 – 16h30: Apresentação de Passinho (Esplanada).

15h30 – 16h: Palestra com patrocinador Hilton (Teatro de Câmara).

15h30 – 16h15: Oficina de autoconhecimento (Sala Multiuso 2).

15h50 – 16h20: Palestra com patrocinador Afferolab (Teatro de Câmara).

16h – 17h: Cortejo de Maracatu (Esplanada, Rampa e Praça).

16h15 – 17h: Oficina de autoconhecimento (Sala Multiuso 2).