Favelivro projeto de leitura acessível inaugura biblioteca comunitária no Engenho da Rainha

Créditos: Favelivro

Criado em 2012 através do encontro do livreiro Demézio Batista e da professora de língua portuguesa, Verônica Marcílio ambos apaixonados por incentivar o acesso a educação e a leitura.

A partir deste encontro surgiu o desejo de criar bibliotecas comunitárias nas periferias e favelas do Rio de Janeiro homenageando figuras publicas como: Hélio de La Peña, Sandra de Sá, José Mauro Vasconcelos, Fernanda Abreu entre outros…

Seguindo a agenda para multiplicar esse movimento, a bailarina e atriz brasileira Ana Botafogo foi escolhida como patrona na Biblioteca do Engenho da Rainha.  Apaixonada por livros, Ana Botafogo acaba de lançar um livro sobre sua biografia, e pretende divulgá-lo ainda esse ano.

Levando em consideração que no Brasil, cerca de 48% da população não têm o hábito da leitura, causado principalmente pela falta de acesso aos livros, devido ao preço e à inacessibilidade.

O Favelivro é um exemplo de projeto social, que ajuda lideranças comunitárias a abrirem bibliotecas comunitárias com acesso gratuito a livros doados por instituições ou pessoas físicas.

Quer entender um pouco mais como funciona?

Então é assim: As bibliotecas comunitárias são criadas a partir de um pedido dos moradores, e após montadas sua gerência fica a cargo da própria pessoa ou grupo solicitante. O Favelivro fica responsável por montar fisicamente a biblioteca, estantes e estrutura básica, fornecer o acervo inicial de 1.000 livros através de doações, realizar a conexão do patrono (a) escolhido pelos moradores da comunidade, produzir e divulgar a inauguração.

O movimento Favelivro  inaugurou no estado do Rio de Janeiro 8 unidades nas localidades : Duque de Caxias, São Gonçalo, Complexo do Caju, Vila Kennedy e Higienópolis.

Sentiu vontade de colaborar com essa iniciativa?

Para doar livros ou pedir uma biblioteca os interessados deve se comunicar pelo Instagram @favelivro ou no telefone da Verônica Marcilio, fundadora do projeto (21) 983668117. Os livros são recolhidos nas residências pelos voluntários.

“Em cada livro que é colocado numa biblioteca comunitária  vai também um pouco da minha história como leitora” diz Verônica Marcilio, fundadora do Favelivro.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas