Favela do Alemão elegerá 1º presidente da associação de moradores desde a saída do tráfico

Quatro candidatos disputam os votos dos moradores da Grota, uma das favelas do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, para ganhar a presidência da associação de moradores, neste sábado (28). Esta será a primeira eleição sem a influência do tráfico armado na região, já que desde novembro do ano passado as Forças de Pacificação se tornaram presença permanente na comunidade.

As chapas que concorrem são: a verde, que representa o atual presidente, Wagner Bororó; a preta, do candidato Pomba do Mototaxi; a vermelha, do Neném; e a amarela do Jorge Baixinho. Os mandatos são de quatro anos e, segundo Bororó, na última eleição havia apenas dois concorrentes.

A Grota é formada principalmente pela rua Joaquim de Queirós, onde está a maior parte do comércio. O atual presidente explica que não há um salário fixo para a diretoria, pois cerca de 300 moradores colaboram com R$ 5 por mês, ou seja, aproximadamente R$ 1.500 são arrecadados.

Bororó descreve a favela como o “coração do Complexo”. Ele tenta a segunda reeleição, pois está há oito anos na presidência. O candidato diz que seu objetivo é atrair investimentos para a geração de empregos. Ele cita como realizações sob sua direção a parceria do AfroReggae e a presença do banco Santander na sede da associação.

– A maioria dos funcionários do banco é da comunidade. Estamos agora tentando trazer as Casas Bahia. O importante é produzir empregos, pois assim ninguém fica ocioso para seguir o caminho do tráfico. O teleférico e a UPA (Unidade de Ponto Atendimento) também facilitaram a vida das pessoas.

O aumento de concorrentes nesta votação é um dos indícios de que alguns moradores da Grota estão procurando uma mudança. A moradora Simone Salustiano, de 38 anos, não revela seu voto, mas afirma que está querendo ver o que outras pessoas têm a oferecer no comando da comunidade.

– Há oito anos a gente espera alguma coisa da associação, principalmente apoio para os comerciantes. Vamos ver o que acontece nessas eleições.

Pomba do Mototaxi está confiante no trabalho realizado durante os três meses de campanha da chapa preta. Ele mora há 12 anos no Alemão, onde é dono de um bar e trabalha como mototaxista.

De acordo com Pomba, a vontade de ser um líder comunitário é antiga, mas não tinha como financiar uma campanha antes. Para ele, a principal concorrência é a de Bororó. No entanto, o candidato acredita que a população está pronta para mudar.

– Sábado o caldeirão vai ferver. Vamos esperar para ver como o povo vai votar. Quero cuidar dos moradores do alto do morro, que passam fome e nem tem água nas torneiras. Se vencermos, quero conversar com as pessoas para saber o que precisam.

Os outros dois candidatos foram procurados pela equipe de R7, mas não foram encontrados na favela.

Organizada pela Federação de Associações de Favela do Rio de Janeiro, a eleição começa às 8h e segue até as 17h, na sede da associação. Comerciantes da região e moradores com mais de 16 anos de idade podem votar. A identidade do próximo presidente sairá ainda neste sábado, pois a contagem dos votos será feita logo depois do fechamento das urnas.

Fonte: www.R7.com