Evento beneficente promove moda inclusiva e solidariedade em salvador

Ensaio fotográfico na Ocupação Carlos Marighella, já com as roupas do desfile- créditos: Fotografia: Andrade (@andraddedass)

Casa Cultural do Reggae será palco de ação dedicada às pessoas com deficiências invisíveis

No próximo dia 9 de setembro, a Casa Cultural do Reggae, situada no bairro Santo Antônio, em Salvador, sediará um evento beneficente com o objetivo de arrecadar recursos para a produção de roupas adaptadas a pessoas com deficiências invisíveis, como autistas que enfrentam hipersensibilidade sensorial. A iniciativa, liderada por Raissa Uchoa, une moda inclusiva, feijoada, música ao vivo e diversas atrações, tudo voltado para o público PCD (Pessoas com Deficiência).

O evento contará com o desfile de oito peças já prontas, abrangendo diversos estilos e disponíveis para venda, proporcionando conforto em todas as situações do dia a dia e incentivando a integração das pessoas com necessidades especiais na sociedade, promovendo a dignidade.

A trajetória de Raissa começou com seu diagnóstico tardio de autismo, que a fez perceber a importância da moda adaptada, permitindo que ela se sentisse confortável em sua própria pele. Com base em seus estudos acadêmicos na UFBA em Estudo das Subjetividades e Comportamento Humano, ela decidiu unir seu conhecimento à moda inclusiva.

“Comecei a estudar tudo, fui gostando, fui aprendendo a costurar e modelar com um curso pequeno mesmo perto de minha casa. E então saí em brechós garimpando roupas que a parte têxtil se adequam à hipersensibilidade sensorial dos PCDs mas outras coisas não, como manga apertada, muito elástico, golas coladas etc e fui remodelando essas peças pensando nas possibilidades do dia a dia”, conta Raissa. 

Além do desfile, o evento oferecerá serviços de corte de cabelo, trancista, brechós e contará com um DJ adaptado para pessoas com hipersensibilidade auditiva. Todos os fundos arrecadados serão investidos no projeto, visando ampliar o alcance dessa iniciativa e proporcionar bem-estar às pessoas com deficiências invisíveis, permitindo que se sintam confortáveis em sua própria pele. Com experiência na organização de eventos, como o samba da Zeferina, Raissa chamou amigos solidários para auxiliar na realização deste evento inclusivo e solidário.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas