Etc e Tal transforma menino em personagem de videogame na Caixa Cultural do Rio de Janeiro

 

Logo-caixa-cultural

Espetáculo com entrada franca diverte adultos e crianças com humor e mímica em uma viagem teatral ao universo dos jogos eletrônicos

  O grupo carioca ETC E TAL, com mais de 20 anos de estrada nacional e internacional, inicia 2016 com seu espetáculo infantil Victor James – O menino que virou robô de videogame, que será apresentado na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 17 de janeiro de 2016. O espetáculo será apresentado às sextas-feiras, às 15h e aos sábados e domingos, às 17h. A entrada é franca para todas as sessões, com ingressos distribuídos uma hora antes.

A peça é uma divertida e inusitada mistura de linguagens teatrais, adaptada a partir do livro homônimo do músico, compositor e escritor Paulinho Tapajós. A história é baseada em um garoto que passa seus dias em frente a um jogo de videogame. Negando café,  almoço,  jantar,  hora de banho e de estudar, sonhando com as sensações de ter os poderes dos seus personagens favoritos. Até que, finalmente, Victor se transforma em um dos seus bonecos-robôs, vivendo experiências nada agradáveis dentro da prisão que é uma tela de computador. O menino começa a sentir na própria pele o que seus bonecos virtuais sentem e começa finalmente a descobrir limites.

“O espetáculo é um verdadeiro jogo teatral com narração, mímica e desenhos projetados, seja na trilha sonora composta em harmonia com a movimentação dos atores,  seja nos figurinos ilustrados em seus corpos, seja nos objetos em cena e na iluminação que se desenha no palco. O efeito ilusório da mímica chega ao imaginário do público através de diferentes personagens e formas geométricas que se constroem no espaço.  Linhas,  planos,  esferas,  cubos, cordas,  paredes,  bolas,  caixas. É o manipular do corpo no espaço vazio do palco que faz surgir esta variedade visual, e sempre acompanhada de humor”, explica Alvaro Assad, um dos integrantes da Companhia.

Referência na linguagem da mímica, o ETC E TAL é formado pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. Fundada em 1993, a companhia desenvolve sua pesquisa artística baseada no teatro, mímica e humor. Tem no seu repertório diversos espetáculos para adultos e para crianças. Victor JamesO menino que virou robô de videogame é recomendado a todas as idades e já percorreu o Brasil participando de diversos festivais teatrais. No exterior, foi o primeiro espetáculo a participar do Festival de Teatro Infantil da Dinamarca.

Bate papo:

Durante a temporada, após as apresentações das sextas-feiras (8 e 15), haverá bate-papo com os atores do ETC E TAL, trazendo informações sobre a trajetória dos mais de 20 anos de grupo e as curiosidades sobre o mundo da mímica, a trajetória da companhia, as vivências em outros espetáculos e opções cênicas para a montagem e adaptação de uma obra literária para os palcos.

Espetáculo Victor James – O menino que virou robô de videogame

Duração: 50 minutos

Entrada Franca: ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 8 a 17 de janeiro de 2016 (sexta-feira a domingo)

Horário: sextas-feiras, às 15h; sábados e domingos, às 17h

Lotação: 147 lugares (mais 2 para cadeirantes)

Classificação Indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência