Estudante de escola pública do RN tira nota mil no ENEM

Crédito: Daniel Medeiros

João Pedro Marinho de Oliveira, 20 anos, filho de agricultores da cidade de Ipueira no Rio Grande do Norte, tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Ele teve em sua mãe, uma mulher de 49 anos a inspiração para fazer o exame. O jovem foi uma das 60 pessoas do Brasil a tirar nota mil na redação do Exame. Seis estudantes foram do RN. O jovem potiguar sonha em ser desembargador.

João Pedro, caminhava cerca de 2 horas diariamente, de sua casa até a cidade de Caicó/RN, onde cursava o ensino médio. Desafio diário e dedicação aos estudos. Ele fez toda a trajetória escolar na rede pública de educação e concluiu o ensino médio em 2022. 

As notas das provas foram divulgadas nesta última terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação do ENEM do ano passado tinha como tema: “O enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

Um dos grandes desafios para os jovens moradores de cidades pequenas do Nordeste brasileiro são as distâncias e as dificuldades de transporte e acesso a bibliotecas públicas.

O sucesso de João Pedro é motivo de orgulho para familiares, amigos e ex-professores, destacando que a educação pública pode, sim, gerar resultados excepcionais.

Acesso ao ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é a principal porta para o acesso ao ensino superior no Brasil. permitindo a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Artigo anteriorSergipe é três vezes nota 1000 na redação do Enem 2023
Próximo artigoNordeste é destaque nacional com quase metade da nota máxima no ENEM, no país foram 60 no total
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.