Esequiel Teles: da favela para o pódio no Circuito Brasileiro de Jiu-jitsu

Neste domingo, 12, o morador do Bairro da Paz, favela de Salvador, e atleta juvenil, peso leve de jiu-jitsu, Esequiel Teles, foi campeão no Circuito Brazilian de Jiu-jitsu Profissional (BJJ PRO), na cidade de Ilhéus- Bahia.

Esequiel disputou várias lutas ao longo da competição e foi campeão no peso e no absoluto com kimono ( Gi ) e sem kimono ( NO – GI ), lutando em 4 categorias, sendo medalha de ouro em todas as categorias e conquistando pontuação suficiente para o ranking nacional de jiu-jitsu.

Crédito: William Teles

O evento fez parte da 2ª etapa do Circuito Bahia de Jiu-Jitsu Pro, e aconteceu no Ginásio de Esportes Herval Soledade e reuniu principais atletas do estado na modalidade.

A iniciativa foi promovida com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, e do mestre Guilherme Fubuia, professor de Jiu-Jitsu, Defesa Pessoal e MMA.

Os atletas competiram nas categorias GI e NOGI, valendo pontuação no ranking baiano.

A realização do evento é de responsabilidade do Circuito Brasileiro de Jiu-Jitsu Profissional. A primeira etapa de 2023 ocorreu em Salvador e contou com mais de 500 atletas, times e academias.

A ação tem como objetivo incentivar os atletas locais, além de trazer mais visibilidade e estrutura para o esporte da cidade. Os primeiros colocados irão receber premiação em dinheiro e medalhas.

A pontuação vale para o ranking tanto de equipes quanto do individual do Circuito Brasileiro de Jiu-Jitsu Profissional.

Além de Esequiel, o professor Cleber Xavier, também foi campeão na categoria adulto e no absoluto com kimono. Ele ministra aulas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos no Conselho de Moradores do Bairro da Paz.

O professor Cléber Xavier e o aluno Esequiel Teles: Crédito: William Teles

Histórico

Esequiel Teles, 16 anos, coleciona vários títulos em diversas categorias ( infantil, infanto juvenil e juvenil).

Os títulos do atleta são nas esferas municipais, estaduais e federais.

Além de jiu-jitsu, Esequiel também pratica capoeira e karatê e auxiliar de instrutor no Projeto Social Jiu-jitsu da Paz.