Encontro Preto – Consumo Diferenciado

Fotografia: Jason Oliveira

Afroempreendedorismo é união e resistência!

O Encontro Preto – Consumo Diferenciado é uma feira mensal de afroempreendedores que fazem seus produtos em pequena escala e até mesmo exclusivos, utilizando matéria-prima de mínimo impacto ambiental.

Criado em 2015, a partir de uma conversa sobre empreendedorismo  pelos afroempreendedores Cíntia Pereira e Emanuel Pereira proprietários da marca Tendência Black, Chad Yohaness Hugo proprietário da marca O Alquimista do Chad e Angélica Santos proprietária da marca Mundo Quixotesca, eles  perceberam a necessidade de se criar um espaço onde pudessem reunir marcas feitas por pessoas negras pagando um valor justo, visto que a maioria das feiras no RJ cobravam um valor alto, o que impedia muitas das vezes o acesso desses empreendedores.

A primeira feira aconteceu em outubro de 2015 no IPDH – Instituto Palmares dos Direitos Humanos na Lapa.  A feira foi um sucesso e a partir disso passou a ser fixa sendo realizada todo primeiro sábado do mês.

O local escolhido para realização da feira não foi um mero acaso. O IPDH – Instituto Palmares de Direitos Humanos foi fundado no Rio de Janeiro em 1989 por um grupo de negros e negros que buscavam criar um canal de afirmação da identidade e cultura negra.

Durante 30 anos, o IPDH desenvolveu projetos de educação e cultura, promoveu seminários, simpósios e encontros de temas relacionados à etnia, igualdade racial e direitos humanos. Em 2010, sofreu um incêndio que danificou o telhado, a parte elétrica e hidráulica. Ficou fechado por um período e sua abertura foi retomada com a criação do Encontro Preto onde toda a verba arrecadada com taxas foi destinada para sua revitalização.

A sua sede fica localizada na Lapa, Av. Mem de Sá, 39. Porém, em janeiro de 2019 o espaço sofreu um ataque a comunidade negra, onde passou por  uma reintegração de posse pela Secretária do estado do  RJ e que até o momento não teve uma resolução.

Devido a isso, o Encontro Preto esta sendo realizado todo primeiro sábado do mês no Centro de Teatro do Oprimido, localizado na Av. Mem de Sá, 31 – Lapa.

Em quase quatro  anos de feira, mais de 50 afroempreendedores já participaram expondo seus produtos e fazendo circular o black money. O propósito do Encontro Preto é possibilitar oportunidade e empoderamento para afroempreendedores, fortalecer a economia criativa entre nós pretos de forma justa e transparente.  E através disso, reconstruir e manter o IPDH,  um espaço de grande legado e história da nossa comunidade negra.

As marcas que estarão presentes nessa edição de abril são:

  • Alquimias do Chad
  • Crioula Criativa
  • Livraria Nombeko
  • Mali Modas
  • Makebas Brechó
  • Modash
  • Mundo Quixotesca
  • Negra Rosa
  • Negrita Modas
  • Trança Terapia
  • Uzuri

      Todas as marcas aceitam cartão de débito e crédito

Além disso, teremos uma oficina de acessórios sustentáveis com a Angel idealizadora da marca de acessórios Mundo Quixotesca, ensinando técnicas e materiais que utiliza na confecção dos seus produtos. Teremos também comidas e sucos veganos feitos pelo nosso alquimista  Chad Yohaness  idealizador da marca O Alquimista do Chad.