Empreendedorismo social na luta contra a dengue

Moradora do Caju desenvolve repelente à base de citronela. Imagem: Arquivo pessoal.

O verão vem chegando e, com ele, aumenta ainda mais uma preocupação que já é rotina no que diz respeito a cuidados domésticos com a saúde: combate e prevenção à dengue. Porque Dia D Contra o mosquito e a doença é todo dia. E essa é uma lição que precisa ser aprendida desde cedo e, portanto, ensinada também aos pequenos. E é para educar os pequenos que no Parque da Conquista, no Caju, Zona Portuária do Rio, existe o Dia das Crianças contra a Dengue.

Esta é a terceira edição do evento, realizado pela moradora e empreendedora Rosangela Lima da Silva, em conjunto com o Projeto Citros, uma ação da Enactus UFRJ. A festa aconteceu em novembro com muita brincadeira, diversão, teatro, conscientização das crianças e distribuição de brinquedos.

Dona Rosa – como é carinhosamente chamada pelos moradores – 43 anos, é a personagem central dessa história. Natural de Parnaíba, cidade no Piauí, é moradora do Parque da Conquista desde 1988. Ela conta que há quatro anos a comunidade recebeu a visita do Enactus UFRJ, uma organização estudantil internacional que visa estimular e promover ações empreendedoras em comunidades. A partir dessa visita e verificando a necessidade dos moradores do local onde vive, Dona Rosa pôs em prática a produção de repelentes à base de citronela. Hoje, o produto é vendido para toda a comunidade. A produção ainda é artesanal, porém com potencial para crescer.

– É um custo muito alto para colocar no mercado, mas continuo a trabalhar em cima disso. Recebo o apoio do Enactus para me orientar e poder evoluir – destaca Dona Rosa, empolgada com a evolução do seu produto.

Para o evento com as crianças, Dona Rosa conta com o apoio primordial dos comerciantes da área.

– São eles que nos ajudam com os lanches, refrigerantes e brinquedos. As brincadeiras e diversão, bem como as lições de prevenção, ficam por conta dos estudantes do Enactus UFRJ – reconhece a empreendedora.

* Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, Rio de Janeiro, dezembro 2019.