Em Madureira, a Criançada dá aula de Samba

Foto: Ascom/SMC

 

Madureira, todos sabem, é berço do Samba. Paulo da Portela, Silas de Oliveira, Tia Doca, Tia Surica, só Tesouro. O que muitos talvez muitos não saibam é que foi lá, na Serrinha, que também surgiu a primeira escola de samba mirim do Rio de Janeiro: a Império do Futuro, fundada em 1983 por Arandir Cardoso, o Careca, até hoje Presidente da Agremiação. 

E sábado, 15 de outubro, o GRCESM Império do Futuro vai realizar uma aula-show na Arena Fernando Torres, dentro da riquíssima programação do Madureira de Portas Abertas.

Escola de Samba Mirim. Foto: Ascom/SMC

Unindo músicos experientes, como João do Cavaco e Pindoba, crianças e jovens o espetáculo envolve canto, dança e ritmo, e conta histórias do Jongo, do Choro, do Partido Alto, do Samba, dos tempos antigos aos dias de hoje, e valoriza, principalmente, a potência cultural de Madureira. Arlindo Cruz será um dos homenageados e também Donga, Roberto Ribeiro, Vó Maria, Ivone Lara, Manacéa, Mano Décio e outros ícones.

Foto: Ascom/SMC

Muito amor envolvido

E vamos aproveitar essa matéria e fazer uma viagem no tempo. Para falar de Escola, Samba e Amor. Um pouco mais curta. Era o início dos anos 70. O cenário era a escola de formação de professores Carmela Dutra, em Madureira. Careca, nos seus vinte e poucos anos, dava aula de cultura popular para as normalistas. Uma delas se chamava Célia, branquinha, miúda, falante, olhar atento. Célia se encantou pelo samba, pelo jongo e pelo professor. 

Percussionista, viajava pelo mundo tocando, saiu na capa d’O Cruzeiro, Careca já tinha ido a Europa com o grupo “Ari e seus Passistas Bossa Nova”, formado pelos tios do Arlindo Cruz. O encantamento rolou e, em pouco tempo, o namoro engatou. Não foi fácil. Um comentário racista de uma funcionária da escola deixou Célia muito abalada. E na sua família, toda de Oswaldo Cruz, também houve resistência, porque, para piorar, Célia ainda terminou o noivado para ficar com o professor de samba. Eram tempos de racismo explícito. Quando o casal entrava numa lanchonete tinha gente que se levantava e saía.

Mas a força do amor é muito maior que este ranço de gente mesquinha. E o casal Célia & Careca está junto há 50 anos. E tiveram tantos filhos, mas tantos, que eles chegam a encher a Sapucaí no Carnaval. São mais de mil! Esse casal criou e gerencia o Império do Futuro, a escola de samba mirim pioneira no mundo e orgulho da Serrinha.

Samba Mirim: uma história de luta

Agora estamos no histórico carnaval de 1984. O Governo Brizola iria inaugurar uma de suas grandes obras: o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Fundada em agosto do ano anterior, a GRCESM Império do Futuro iria fazer o seu primeiro desfile, abrindo o dia! 600 crianças já estavam fantasiadas e posicionadas na Avenida Presidente Vargas. A emoção era enorme. Careca e Célia ansiosos, atentos a tudo, um desafio enorme realizar aquilo.

Mas nada, nunca, é fácil. Um diretor de uma agremiação adulta se aproximou e disse que não seria possível realizar o desfile das crianças. Iria atrasar tudo! Era um dia importante, repleto de autoridades, de mídia. Retire as crianças, por favor. Infelizmente não vai dar.

Careca e Célia, inconformados, fizeram as crianças todas sentarem na avenida, em sinal de protesto, e foram atrás de solução. Voltaram com Alcione, Martinho da Vila e Roberto Ribeiro. Todos de braços dados, em defesa do desfile mirim! Vendo a treta formada o coordenador do desfile resolveu, então, abrir o portão! E a Império do Futuro atravessou a Sapucaí pela primeira vez!

São muitas histórias! Todas lindas e fortes, inscritas no patrimônio cultural brasileiro. Compareça ao Madureira de Porta Abertas. Vai ser um sábado inteiro com toda riqueza cultural de Madureira a seu dispor!