Dia Mundial da Alimentação será comemorado na Bahia

Imagem: Divulgação do Banquetaço-Bahia

O Centro Histórico de Salvador será palco do 2º Banquetaço, que este ano reúne 70 parceiros para servir comida saudável na capital baiana.

Uma equipe de 70 colaboradores estão trabalhando para a realização do 2º Banquetaço- Bahia, a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 16/10, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no  Largo do Pelourinho, a partir das 10:30h.

O evento terá quatro horas de duração, com apresentações culturais (Filhas de Gandhi, Gabriel Póvoas, entre outros), debate sobre alimentação e o banquete. Em seguida, serão servidas cerca de 500 refeições para quem estiver circulando no local.

Crédito: Ubiraci Santos. Divulgação do Banquetaço-Bahia

Banquetaço – Bahia, diz respeito ao movimento nacional e apartidário, que denuncia a fome, o uso abusivo de agrotóxico, manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e defende comida saudável para todos, conforme a lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006 (Lei de Segurança Alimentar e Nutricional).

Restaurantes da região emprestaram suas cozinhas, onde cozinheiros, gastrônomos, chefs e nutricionistas vão executar os cardápios discutidos coletivamente a partir dos alimentos recebidos como doação de produtores agroecológicos da Bahia.

Estes alimentos são oriundos de regiões como: Irecê, Feira de Santana, Baixo Sul, Cachoeira, Santo Amaro, entre outras.

Duas oficinas acontecem simultaneamente como parte da programação do evento. O Grupo Canteiros Coletivos estará à frente das oficinas sobre Alimentação Saudável.

Manhã (08h às 11h), no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva (Rua: Benjamin Abdon, s/n, fim de linha de Mata Escura, em Salvador).

Tarde (15h às 17h), na Escola Municipal Sociedade Fraternal (Rua: Pastor José Guilherme de Moraes, 94, Pau da Lima, em frente ao Supermercado Maxxi).

Banquetaço é um movimento que tem a participação da sociedade civil, movimentos sociais, organizações, coletivos e profissionais que defendem a segurança alimentar e nutricional.

A fome voltou a existir para milhões de brasileiros e a indústria dos agrotóxicos quer a permissão para colocar mais produtos no mercado que prejudicam a saúde das pessoas.

Crédito: Ubiraci Santos. Divulgação do Banquetaço-Bahia

A atividade no Pelourinho pretende estimular o debate sobre o retorno da fome e mobilizar a população para a Conferência Nacional, Popular, Autônoma: por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada no ano que vem, possivelmente em Salvador.

1º Banquetaço-Bahia foi realizado na quarta-feira de Carnaval (27/02/2019) no Porto da Barra, na Casa Mídia Ninja, quando foram servidas mais de 800 refeições.

A atividade foi em defesa do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) extinto pelo governo federal em janeiro, através da Medida Provisória n° 870/2019.

Confira a programação: 16/10/2019, Largo do Pelourinho – Salvador

10h30 – Roda de conversa
11h30 – Apresentação cultural
13h – Banquetaço.

Para outras informações segue os contatos de integrantes da organização:

Sandra Chaves, Ex-conselheira nacional do Consea e professora da Escola de Nutrição da UFBA: (71) 98256-1813, Janete Catarino, Produtora Cultural: (71) 99111-1938, Débora Didonê, Canteiros Coletivos: (71) 99148 – 5663.

As informações aqui prestadas foram disponibilizadas pelo grupo de trabalho de Comunicação do Banquetaço – Bahia.

Acompanhe o site para saber das atualizações.

http://www.saude.br/index.php/artigos/nutricao/111-doencas-cronicas-nao-transmissiveis/418-16-de-outubro-dia-mundial-da-alimentacao