Documentário baiano: ‘Rua Carlos Gomes: Apogeu e Resistência da Comunidade LGBTQIA+’

Crédito: Lion

O documentário ‘Rua Carlos Gomes: Apogeu e Resistência da Comunidade LGBTQIA+’ foi lançado pelo portal Dois Terços, especializado na mídia LGBTQ+ baiana, que há 13 anos tem sido uma voz importante da comunidade.

A produção foi idealizada pelo maquiador e drag queen, Galdino Neto, com consultoria e pesquisa do ativista e criador do Dois Terços, Genilson Coutinho.

A Rua Carlos Gomes, no centro de Salvador, foi um dos pontos mais movimentados e de maior relevância para a comunidade LGBTQ+, durante as décadas de 1980 e 1990.

“Tinha mais de 20 casas, entre boates e bares, voltadas para a nossa comunidade na Rua Carlos Gomes, nas décadas de 1980 e 1990. Mas, hoje, elas se resumem a três: o Âncora do Marujo, um bar de resistência que tem 22 anos, o Carmén Lounge Bar e o Maximu’s Bar, que hoje está ocupando o Bar Champagne (também conhecido como Bar da Ray). Este era o único ponto de resistência de mulheres lésbicas da rua”, comenta Genilson.

Com duração de 1 hora, o documentário pode ser assistido no canal do site Dois Terços “Rua Carlos Gomes: Apogeu e resistência da comunidade LGBTQIA+”

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas