Diversão para crianças e Conscientização sobre a dengue

Domingo é Dia D contra a Dengue no Parque Conquista, Caju, Zona Portuária do Rio. Imagem: Divulgação

O Dia D contra a Dengue acontece para criança e adultos do Parque Conquista, no Caju, Zona Portuária do Rio, no próximo domingo, 17 de novembro, com muita diversão e brincadeira. Esta é a terceira edição do evento, realizado pela moradora Rosa em conjunto com o Projeto Citros, uma ação da Enactus UFRJ.

A diversão acontece a partir do meio-dia no campinho do Parque Conquista, e também conta com brindes, lanches e amostras de repelente a base de citronela. O evento promove conscientização para crianças através de brincadeiras.

O Projeto Citros pretende conscientizar a localidade do Parque Conquista sobre o problema das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e suas formas de prevenção. A criação de um Dia D surge a partir da ideia de um dia das crianças como forma de promover uma mobilização da comunidade partir dos pequenos. A ação, que chega a sua terceira edição, conta com o fundamental engajamento da moradora Rosa, que se destaca por estar sempre muito ativa e cheia de espírito empreendedor, e que encabeça as atividades no Parque Conquista.

Domingo é Dia D contra a Dengue no Parque Conquista, Caju, Zona Portuária do Rio. Imagem: Divulgação

O que é a Enactus?

A Enactus é uma organização estudantil internacional sem fins lucrativos que visa estimular estudantes a pôr em prática seus conhecimentos em demandas sociais através da ação empreendedora. Através dele, estudantes se juntam a moradores de comunidades ou pessoas em situações vulneráveis para criarem projetos que solucionem essas demandas e que possam servir de complemento de renda aos participantes envolvidos.

A organização conta atualmente com cinco projetos e atua nos pilares ambiental, social e econômico. Além do Dia D contra a dengue no Parque Conquista, a Enactus UFRJ conta com o Teto Verde, no Parque Arará em Benfica, que pretende instalar a tecnologia dos telhados verdes para uma melhor climatização nas casas, promovendo também áreas verdes na comunidade.

Outro projeto é o Santa Horta, uma horta comunitária no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul da capital, que promove conscientização ambiental e alimentar a partir do cultivo de alimentos que serão usados para a merenda da creche Mundo Infantil. O quarto projeto é o Gutta, do Fundão, que tem como proposta implantar uma cultura de óleo na Vila Residencial, fazendo com que o óleo seja reutilizado para a produção de velas artesanais e que, junto a um curso de empreendedorismo, quer ser uma renda complementar para os participantes.

Por fim, a Enactus UFRJ tem o Alinhar-te, que promove cursos de corte, costura e empreendedorismo no tempo ocioso de mães que levam os filhos para tratamento no Sodalício Sacra Família, na Tijuca. Por fim, há o projeto Citros, pretende criar um repelente à base de citronela, planta com propriedades repelentes (cultivada pelos participantes), cuja produção e venda também seria gestada autonomamente por eles.