Direito à alimentação adequada: Instituições sociais participam de encontros regionais

Crédito: Comissão organizadora da Conferência Nacional Popular de Soberania e Segurança Alimentar

Acontece nos dias (23/06) Centro Oeste; (02/07) Norte; (07/07) Nordeste; (08/07) Sul e (14/07) Sudeste, os encontros regionais da Conferência Nacional Popular por Democracia, Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

A Comissão Organizadora convoca a sociedade civil para discutir e resistir à extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e desmonte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” pelo executivo brasileiro.

A ação objetiva “ampliar a mobilização e organização política, e dar início à elaboração coletiva de um Documento de Diagnóstico e Agenda Propositiva, a ser construído a partir do olhar e das dinâmicas político-organizativas de cada uma das regiões do país e nossos movimentos sociais”, informa as entidades organizadoras.

A iniciativa conta com parceria do Colegiado Nacional de Presidentes de Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CPCE).

Vale lembrar que “o direito à alimentação adequada se realiza quando todo homem, mulher e criança sozinha ou em comunidade, tem acesso físico e econômico, continuamente, a uma alimentação adequada ou aos meios necessários para a sua obtenção”, diz o Comentário Geral 12, artigo 11, do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC).

Para garantir esse direito, veja algumas instituições que assinam à convocatória, “Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Fórum Nacional de Segurança Alimentar dos Povos Tradicionais de Matriz Africana; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; Articulação Nacional de Agroecologia; Ação da Cidadania; Articulação no Semiárido Brasileiro; Agente da Pastoral Negra do Brasil; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; Conselho Federal de Nutricionistas; Slow Food Brasil e o Coletivo Indígena”, informação da Comissão.

Os encontros acontecerão pela plataforma virtual Zoom. A metodologia e horário serão definidos posteriormente, enquanto ativistas e defensores/as do Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA devem realizar inscrições através do formulário.

Acesse o site da Conferência Popular para obter mais informações.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas