Digital influencer gente como a gente

Nathaly, dona do Blogueira de Baixa Renda. Créditos: Reprodução Instagram

“Eu ficava vendo o Instagram, com aquelas pessoas de vida perfeita, corpo sarado, viagens, etc e ficava pensando: se a maior parte da população é classe C, D e E, por que é que essas pessoas não estão sendo representadas na internet?”. Essa foi a motivação de Nathaly Dias, mais conhecida como “Blogueira de Baixa Renda” para dar o primeiro passo ao que se tornaria um sucesso na internet. 

Nathaly Dias, 27 anos, estudante de administração e moradora do Morro do Banco na zona Oeste do Rio é uma blogueira com um diferencial das digitais influencers convencionais. Ela mantém uma página no Instagram e um canal no Youtube onde compartilha como é o dia a dia de uma pessoa de baixa renda e moradora de favela. Segundo Nathaly tudo começou de forma despretensiosa e mais como uma brincadeira, apenas para amigos e familiares e quando percebeu muitas outras pessoas estavam a acompanhando e gostando do seu conteúdo. 

A realidade que Nathaly representa é uma que faz falta na internet. Segundo a influencer seu desejo é resignificar a influência vista nas redes e mostrar mais o real e menos o considerado padrão. Uma das inspirações da moradora do Morro do Banco é o canal da Nath Finanças. “É uma menina preta e pobre que fala de finanças na internet, considero ela um dos pilares do movimento baixa renda na internet”, completou.

Empreender não é fácil para pessoas de baixa renda. Essa população enfrenta problemas que as pessoas ricas não passam. Para a Blogueira de Baixa renda, as maiores dificuldades são de infraestrutura, por ser moradora de favela e por ter começado do zero. No começo ela usava um celular, que segundo ela, não tinha uma boa qualidade o que dificultava o seu trabalho. “Os meus stories tinham uma qualidade horrível, a minha internet é a compartilhada do morro, então não é uma internet boa. Quando eu vou fazer alguns trabalhos em São Paulo, por exemplo, um vídeo do meu canal carrega em 30 minutos, já no morro demora 2 horas”, afirmou a bloqueira.

Mas apesar das dificuldades, a blogueira segue firme e forte e cada vez mais inspirando pessoas. Segundo Nathaly o que mais a impactou com os frutos do seu trabalho, foi ir ao mercado e poder comprar tudo o que quer comer. “A gente vivia com tudo contadinho arroz, feijão e uma mistura que era a carne ou o ovo, então eu acho que a vitória mais emblemática e mais impactante é poder me alimentar da forma que eu desejo, isso pra mim é sem palavras”. A blogueira afirma ainda que cada vez mais o mundo e as marcas estão olhando para a favela, então o morador precisa tirar proveito disso e mostrar mais a cara e ocupar todos os lugares. “Somos a potência. Favela é potência. E juntos vamos fazer tudo acontecer”, expôs a influencer.