Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste será lançado na Biblioteca Pública da Bahia

Crédito: Divulgação
A UBESC – União Baiana de Escritores e Editora Òmnira lançam na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris), dia 1 de julho (sexta-feira) às 18 horas, o Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste, na sua primeira Edição, obra literária organizada pelo jornalista, escritor e editor Roberto Leal e que tem apresentação do pesquisador e crítico literário Krishnamurti Góes dos Anjos.
Com uma abrangência tipicamente nordestina, traçando um panorama inicial dos 9 (nove) Estados do Nordeste literário brasileiro. Fazem parte da obra 135 verbetes, n’um trabalho de pesquisa e elaboração de um conteúdo exclusivamente literário de cada autor, visando armazenar um perfil de cada participante enquanto escritor, com o objetivo de registrar o passo a passo das suas trajetórias nordestinas e o seu contributo ao universo da Literatura brasileira.
Escritores e escritoras como Heloisa Prazeres e Sérgio Mattos (Bahia); Beatriz Aquino e Cássio Cavalcante (Ceará); Valdivia Beauchamp, Odailta Alves e Célia Labanca (Pernambuco); Colly Holanda (Rio Grande do Norte); Inácio Marinheiro de Oliveira (Paraíba) e Josue Ramiro Ramalho (Alagoas).
“O Dicionário de Escritorxs Contemporâneos do Nordeste, é um acervo documental, com perfis de autores e suas respectivas obras publicadas. É um verdadeiro banco dedados que ajudará aos pesquisadores a definir caracteristicas individuais e a identificar tendências da Literatura regional”, disse da importância da obra o jornalista e escritor Sérgio Mattos.
E os homenageados, lembrados e imortalizados: Germano Machado, Ildásio Tavares, Jônatas Conceição e José Carlos Limeira (Bahia); Jorge de Lima (Alagoas); Astolfo Marques e Maria Firmina dos Reis (Maranhão) e Esperança Garcia (Piauí) constituem parte desse acervo. “Esse dicionário de escritores (as) contemporâneos (as), pensado e idealizado pelo editor Roberto Leal, é uma atualização da historiografia da Literatura brasileira. Por outro lado, deixa evidente que a renovação da Literatura nacional acontece também a partir do Nordeste”, pontuou a professora e escritora Jovina Souza.
Esse evento tem o apoio da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secult – Secretária de Cultura do Estado da Bahia. Dentro da Programação teremos mais uma Edição presencial do Sarau do Agdá, a nata precursora da poesia negra baiana.
Ela que recebe seus convidados abordo do prato poético mais temperado da Bahia, foi indicada e receberá das mãos do presidente da UBESC jornalista e escritor Carlos Souza Yeshua o título de “Personalidade de Importância Cultural/2022”, pelos relevantes serviços prestados a Cultura brasileira.
Dicionário de Escritorxs Contemporâneos do Nordeste, Editora Òmnira de Namibe – Angola/2022, 160 páginas – R$ 50. Mais informações: WhatsApp +55 71 98736 9778 ou lealomnira@yahoo.com.br

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas