Dia Nacional da Visibilidade Trans: no Brasil 175 pessoas transexuais foram mortas em 2020, dados da Antra

O Brasil lidera a lista de países que mais mata transexuais no mundo- Crédito: Divulgação G1

Relatório anual divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), nesta sexta-feira (29), no Dia Nacional da Visibilidade Trans, revela que  no Brasil 175 pessoas transexuais foram mortas em 2020.

Esse resultado equivale a uma morte a cada 2 dias. Este foi o recorde para o gênero desde que a Antra começou a divulgar o relatório, em 2018. Todas as vítimas eram mulheres trans/travestis.

Segundo a ONG Transgender Europe (TGEU), que monitora 71 países, com esse número de vítimas, o Brasil lidera a lista de países que mais mata transexuais no mundo.

A partir de denúncias e reportagens os casos de homicídios são identificados pela Antra.

De acordo com a instituição o número de vítimas pode ser ainda maior, já que não há dados oficiais por falta de vontade do poder público que não realiza o levantamento, o que leva pode existir à subnotificação desses crimes.

A subnotificação também acontece porque, segundo a organização, faltam campos para anotação de orientação sexual e/ou identidade de gênero nos formulários de atendimento nas áreas de segurança e de saúde, ou seu correto preenchimento.

A pesquisa sempre é divulgada no dia 29 de janeiro, que é o Dia Nacional da Visibilidade Trans.