Dia do trabalhador sem emprego

Crédito: Marcio Santos / USP Imagens

Justamente há 75 anos, em um 1° de maio de 1943, o então presidente Getúlio Vargas sancionou o Decreto-Lei 5.452, e deu o nome de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi por meio desse ato que todos os trabalhadores passaram a ter mais segurança. A partir daí nasceu uma sintonia entre patrões e empregados.

Inúmeras pessoas sofreram para essa Lei entrar em vigor. Com isso houve um desenvolvimento e, de forma positiva, uma blindagem aos trabalhadores e suas jornadas trabalhistas.

Pois bem, estamos em 2018, e vivendo um dos piores momentos que implica essa data. Hoje, 13,5 milhões estão desempregados e outros tantos sem conseguir ser inserido num emprego. Isso é uma catástrofe sem precedentes, justamente num momento em que um presidente ilegítimo e golpista aprovou, em um Congresso comprado com gastos de mais de R$ 15 bilhões para os deputados e senadores, para que a tal “Reforma Trabalhista” fosse aprovada e assim aconteceu.

Estupraram a Lei criada por Getúlio. Houve uma adulteração na promessa de que “flexibilizando” as leis criadas em 1943 iriam gerar mais empregos e melhorar a relação empregador e empregados. Só que o efeito foi contrário. Aumentou o número de pessoas sem contratos de trabalho.

O que estamos vivendo hoje é algo surreal e sem medidas. É um descaso total e com isso um efeito dominó tem afetado um círculo cada vez maior. Isso tem feito um estrago sem precedentes e os trabalhadores brasileiros, nesta data, não tem nada a comemorar.

Em anos anteriores, a data sempre foi festiva, de grandes comemorações, com atos sindicais e muita festa. Mas acredito que este ano não tenha mesmo nenhum motivo para comemoração. O dia deve ser de luta contra as covardias a nós aplicadas. Deve ser um dia de embate, de irmos às ruas com um grito forte de interjeição e não aceitar mais calados tantas covardias.

Todos os que traíram os direitos dos trabalhadores devem ser lembrados agora nas próximas eleições. Não devemos deixar que eles voltem ao cargo. Eles não podem voltar e podemos fazer isso votando contra eles. Eliminando-os de vez do cargo público.

É com o votando certo que poderemos fazer isso. Nossa única chance de mudar é através do voto consciente e certo.

E você que está desempregado, vai ficar aí parado? Vamos à luta, companheiro!